Jaguaquara: Após fechamento de academias, prefeito visita Conselho Regional de Educação Física

Giuliano com representantes do CREF13

O prefeito de Jaguaquara resolveu se manifestar publicamente, nesta terça-feira (1º), após operação que resultou no fechamento de academias de musculação da cidade, cuja ação foi realizada na quarta-feira (25/09), pelo Conselho Regional de Educação Física da Bahia (CREF13/BA), com apoio da  Vigilância Sanitária Municipal.

Conforme informou o Conselho, a fiscalização teria flagrado quatro pessoas em exercício ilegal da profissão e os principais problemas identificados pelos agentes foram a ausência de supervisão de um Profissional de Educação Física nos estabelecimentos esportivos, a falta de registro das academias no CREF, além de estagiários sem contrato e profissionais em desvio de área.

Em nota pública, emitida nesta terça através de sua assessoria o chefe do Executivo de Jaguaquara, Giuliano de Andrade Martinelli (PP), disse ter ido a sede do CREF13, em Salvador, onde o mandatário se reuniu com o superintendente da entidade, Anselmo Barcelona e com o técnico e Educador Físico, Paulo,  discutindo a falta de profissionais com bacharelado e  também de  Educadores Físicos para abertura de empresas especializadas em trabalhar com a saúde física dos jaguaquarenses.

”Tendo reconhecido a  obrigatoriedade de se ter um profissional com as  especialidades exigidas pelos órgãos fiscalizadores, Giuliano  disse  estar empenhado em continuar as discussões e agendou para a próxima semana um encontro com o Presidente do Conselho Regional de Educação Física na Bahia”, diz a nota que foi endereçada ao Blog Marcos Frahm pela sua assessoria.

Mesmo conscientes de que é exigido o cumprimento da legislação, os representantes de academias se posicionaram surpresos com a ação e buscavam clareza e bom senso por parte da Prefeitura, que teria colaborado com o CREF13 por meio da Vigilância Sanitária. Vale ressaltar que a operação também foi realizada em Maracás e Planaltino, municípios vizinhos. Muitas das academias já retomaram suas atividades.