Infestação de moscas atormenta moradores de Jaguaquara após problema no aterro sanitário

/ Jaguaquara

Lixo não vem sendo compactado no aterro. Fotos: Blog Marcos Frahm

O aterro sanitário de Jaguaquara parece estar funcionando de forma inadequada. Nos quatro cantos da cidade, inclusive em áreas onde estão localizados estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes têm sido altíssimo nas últimas semanas o número de insetos, moscas, gerando muita insatisfação.

Nesta segunda-feira (6), ao acatar denúncias, a reportagem do Blog Marcos Frahm esteve no aterro sanitário, na margem da BR-420 e, mesmo sem ter acesso à área interna, respeitando a placa indicativa de proibição de pessoas sem autorização no local constatou que a área parece ter se transformado num verdadeiro lixão a céu aberto no entorno da cidade.

As denúncias são de que o aterro, construído na gestão do então prefeito ítalo Amaral não está funcionando dentro dos padrões. Nenhum veículo compactador foi visto no local e os funcionários da Prefeitura, responsáveis pelo funcionamento do órgão público, não souberam informar o porquê do lixo coletado no município não está sendo compactado, permanecendo exposto, propiciando a criação de moscas, que invadem propriedades e moradias em toda a Jaguaquara.

Prefeitura não dispõe de nenhum caminhão compactador de lixo

O problema se agrava a cada dia e pode comprometer a situação fitossanitária das famílias que moram no entorno do aterro, que localiza-se entre o Distrito Stela Dubois e a sede do município de Jaguaquara. Uma fonte do BMFrahm revelou que um trator utilizado para a compactação do lixo descartado apresentou defeito e seria esse o estopim de uma situação que incomoda a população. Aprovada em 2010 pelo Congresso Nacional, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) exige que as cidades brasileiras acabem com seus lixões.

Um comentário para “Infestação de moscas atormenta moradores de Jaguaquara após problema no aterro sanitário”

  1. Francine

    Vamos Ver Se Essa Situação Vai Continuar ,Poq É UmaVergonha Isso 😑
    Ah Casa Dos Moradores (Inclusive Ah Minha) Ta Parecendo Que Tem Algo Morto Dentro De Tantas Moscas que Tá Tendo 😤

Os comentários estão fechados.