Fundação José Silveira inaugura Laboratório de Estudos do Movimento para pacientes do SUS

Evento foi presidio por Geraldo Leite e Leila Brito. Foto: Divulgação

A Fundação José Silveira inaugurou, nesta quarta-feira (15/01), às 10h30, em Salvador, o Laboratório de Estudos do Movimento do Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), primeiro do Norte e Nordeste a atender pacientes assistidos pelo SUS com distúrbios de locomoção.

O Serviço foi implantado em parceria com o Ministério da Saúde, com recursos do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS), e a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.

O exame é realizado com tecnologia de última geração e permite avaliar distúrbios de locomoção que não podem ser identificados pelo exame clínico e pela análise visual.

A avaliação computadorizada é capaz de levantar os motivos pelos quais o paciente apresenta alguma deficiência em seu caminhar. A análise de marcha fornece informações mais precisas para definir as intervenções terapêuticas, cirúrgicas e prescrição de órtese ou prótese, entre outras recomendações para cada caso.

O evento teve como anfitriões o presidente e a superintendente da FJS, Geraldo Leite e Leila Brito, e reuniu entre os convidados o secretário municipal de Saúde, Leo Prates, o deputado Antônio Brito, presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, dirigentes de instituições filantrópicas, pacientes e familiares.