Ex-Flamengo, Val Baiano fica perto de se tornar treinador de futebol e deve treinar time de Ilhéus

Val baiano busca orientação com Daniel Alves. Foto: Instagram

Ex-Flamengo, Val Baiano está aposentado dos gramados desde 2015, quando defendeu o Oeste-SP. Atualmente, o ex-jogador tem um novo projeto: ser treinador. Natural de Manoel Vitorino, na região de Jequié, ele afirmou que tem um acerto encaminhado com o Barcelona de Ilhéus, que se oficializou como clube no dia 9 de outubro.

”Está bem encaminhado, mas não fechou nada ainda não. Estou esperando a parte burocrática do clube. Estamos apalavrados”, revelou durante entrevista ao site Bahia Notícias.

Val Baiano afirmou que ainda não fez o curso da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas que esteve aprendendo com treinadores que já o comandaram na época de jogador: ”Estava para fazer em novembro, mas um compromisso acabou inviabilizando. Como tenho 18 anos de profissional, eu faço direto o B e não o A, tenho essa prioridade”, explicou.

”Tive alguns contatos com amigos que hoje são treinadores. Estive com Carille, Dorival Júnior, Estevam Soares, Mauro Fernandes… Procurei conversar muito com essas pessoas”, completou.

O ex-jogador aproveitou para comentar o projeto do Barcelona de Ilhéus e foi enfático ao afirmar que o clube irá brigar com Bahia e Vitória nos próximos anos: ”É um projeto audacioso, é muito bacana. Pessoas muito sérias que estão à frente. Acredito que será uma coisa grande, futuramente teremos uma equipe muito forte que estará brigando de igual para igual com Bahia e Vitória”. O Barcelona de Ilhéus irá disputar a Série B do Campeonato Baiano em 2020. Caso seja campeão, o clube sobe para a elite do futebol baiano.

Val Baiano se tornou um andarilho da bola. Na bagagem, tem passagens por Grêmio Maringá, Paranavaí, Ceará, Santa Cruz, CRB e São Caetano. No Gama, em 2007, foi artilheiro da Série B. Os gols fizeram o centroavante se transferir para o Al-Ahli Jeddah, da Arábia Saudita. Em 2009, fez sucesso no Barueri, onde foi vice-artilheiro do Brasileirão. Após rumar para o México, retornou ao Brasil para jogar no Flamengo em 2010.