”De médico audiovisual esse plenário está cansado”, diz Otto à médica Nise Yamaguchi

Otto questiona Nise Yamaguchi, durante CPI. Foto: Leopoldo Silva

O senador Otto Alencar (PSD-BA), durante a inquirição à médica oncologista e imunologista Nise Yamaguchi, na tarde desta terça-feira (1), disse que ”de médico audiovisual esse plenário [da CPI da Covid realizada no Senado] está cansado”. O parlamentar ressaltou que a médica não teria condições para prescrever tratamento para a Covid, já que, em sua fala, argumentou que a imunologista não teria estudado o suficiente sobre a doença.

”Não podia de jeito nenhum estar discutindo um tema que não é de seu domínio”, sustentou o o senador baiano. Otto, por diversas vezes, interrompeu a médica antes que ela respondesse. “O senhor não está deixando que eu responda”, reclamou a médica. Enquanto Nise consultava documentos que levou à sessão, o parlamentar baiano ironizou: ”Sei que a senhora gosta de ler. Não estava pronta para participar do gabinete paralelo [que supostamente assessorava a Presidência da República]”.

”Não tenho mais o que ouvir, pois sei que a senhora vai tergiversar”, disse Otto. Já o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) disse que as perguntas feitas por Otto careceram de ”humanidade”. A reunião foi interrompida por 20 minutos pelo presidente da comissão Omar Aziz.

*por Davi Lemos