Após polêmica, Prefeitura de Itagi diz que só entrega kit com hidroxicloroquina sob prescrição médica

A prefeitura de Itagi, no sudoeste baiano, confirmou a distribuição de um kit de medicamentos contendo ivermectina, hidroxicloroquina e azitromicina, além de dipirona ou paracetamol. Segundo a gestão municipal, o ”kid Covid-19” só é entregue aos pacientes mediante apresentação de prescrição médica.

Segundo a nota enviada pela prefeitura ao site Bahia Notícias, Itagi não possui leitos de terapia intensiva e o hospital de referência local está com 100% dos seus leitos ocupados. Por isso, a gestão municipal estaria tomando medidas preventivas, ”evitando complicações da doença”.

”Os nossos resultados têm sido excelentes, haja visto que todos os pacientes estão curados e que, no momento, só temos confirmados três casos”, afirma a prefeitura de Itagi.

O uso da hidroxicloroquina e da cloroquina não é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A eficácia desses medicamentos em pacientes com Covid-19 não ficou comprovada em estudos científicos. Além disso, há contraindicações para pessoas portadoras de arritmia cardíaca, com efeitos colaterais graves.

A distribuição dos medicamentos foi comentada nesta segunda-feira (13) pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas. Segundo ele, o farmacêutico precisa reter uma via da receita médica, sob pena da entrega do produto configurar-se infração sanitária. ”Temos que conter esse movimento inconsequente de alguns”, disse