Após pedido de vista da base governista, Câmara de Jaguaquara aprova reajuste dos professores

Câmara aprovou PL nesta segunda-feira. Foto: Reprodução

Após um pedido de vista de integrantes da própria base, um Projeto de Lei encaminhado pela prefeita Edione Agostinone (PP) que dispõe sobre o reajuste de 33,24% do piso dos professores teve a votação adiada pela mesa diretora da Câmara de Jaguaquara, em sessão ordinária da noite da última quarta-feira (13).

O vereador Gilmar Fonseca (PCdoB), eleito na oposição, mas que estava se aproximando do Governo deu um ”nó” político após o PL ser colocado para apreciação e pediu vista, alegando não ter sido informado pela Casa com antecedência para se debruçar sobre o projeto e sua decisão teve aderência de outros três parlamentares governistas: Bode da Saúde, Julival e Tonhão que, na mesma linha de insatisfação, também disseram não concordar com urgência, sob alegação de que outras matérias de autoria do Executivo estariam sendo votadas sempre às pressas, sem tempo hábil para análises das comissões.

Contudo, a Câmara, que realiza sessões semanalmente as quartas-feiras decidiu pela realização de uma extraordinária, nesta segunda-feira (18), para apreciar a matéria, que gerou desconforto entre os professores da rede pública municipal, que reagiram a postergação do PL com críticas nas redes sociais.

Em nova votação, o Projeto foi aprovado pelos presentes por unanimidade, inclusive com votos favoráveis dos governistas que haviam pedido vista. Na sessão conduzida pelo presidente Nildo Pirôpo (PP), apenas 2 dos 15 os vereadores, Élio Boa Sorte e Uelson Pereira – ambos do PP não compareceram.

*por Marcos Frahm