ACM se diz contra impeachment de Bolsonaro e opositores dizem que é disfarce por ser aliado

ACM não acredita em crime praticado por Jair. Foto: Reprodução

Presidente nacional do Democratas, ACM Neto se disse contra o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em entrevista ao portal Uol, Neto disse não há elementos hoje, no Congresso Nacional, que sustentem o afastamento do mandatário geral do país.

”Sou bem claro: sou contra o impeachment. Da mesma forma que sou contra qualquer ruptura democrática, como o golpe, por exemplo”.

Questionado pelos jornalistas se, para além da conjuntura política, há crime que justifique a abertura do processo na Câmara dos Deputados, o demista tegiversou. “Não sou deputado para dizer se houve ou não crime. O que posso dizer é que sou radicalmente contra ao modelo que o presidente adotou para tratar da pandemia. Como cidadão, posso dizer que as medidas não foram adotadas de forma a minimizar os danos trazidos pelo vírus”, disse.

ACM Neto afirmou ainda que se houvesse algum movimento pró-impeachment isso inflamaria a base do presidente. ”Deixa os jogadores que estão aí jogar. Qualquer interferência numa disputa livre vai contribuir com uma instabilidade no país. Queremos vencer nosso projeto em um processo amplo, aberto e franco dentro das urnas”, afirmou.

‘Neto é contra o impeachment porque apoia o governo’, diz Éden Valadares

Após o ex-prefeito e pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto, afirmar nesta segunda-feira (4) que votou em Bolsonaro no 2º turno das eleições em 2018 e dizer ser contra impeachment, o presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia (PT-BA), Éden Valadares, criticou a declaração do presidente nacional do Democratas.

Segundo Éden, ”mesmo com todos os crimes cometidos pelo presidente”, Neto é contra o impeachment de Bolsonaro “porque apoia seu governo, tem muitas verbas, emendas e cargos”. ”Negar isso é fazer pouco caso da inteligência da sociedade baiana”, disse.

O presidente do PT baiano apontou o que chamou de ”diversas irregularidades” cometidas por Bolsonaro desde que assumiu a gestão. ”Crime de responsabilidade pela violação de garantias individuais, crime contra a humanidade, prevaricação, charlatanismo, incitação ao crime, crime de infração de medida sanitária preventiva, crime de epidemia. A lista de crimes cometidos por Bolsonaro é enorme, comprovada pela CPI e conhecida no Brasil e no mundo. A posição de ACM Neto não é técnica, é política”, afirmou Éden, argumentando que Neto e seu partido ”dão sustentação presidente da república na Câmara”.

”Além de ter apoiado Bolsonaro na eleição de 2018, ACM Neto e seu partido dão sustentação ao presidente da república na Câmara, sendo o DEM uma das legendas mais fiéis ao governo, com apoio em mais de 90% das pautas. O Partido presidido por Neto conta ainda com dois ministros na Esplanada dos Ministérios – Tereza Cristina e Onyx Lorenzoni, nas pastas da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Trabalho e Previdência”, disse.