ACM Neto ”quebra a cabeça” para conseguir um pré-candidato a prefeito pelo DEM em Jequié

Planos de ACM não avançam em Jequié. Foto: Vagner Souza

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), vai priorizar a eleição nas 50 maiores cidades da Bahia. Mas em Jequié, terra da primeira-dama Aline Peixoto ele está ”quebrando a cabeça” para encontrar um pré-candidato viável.

ACM tentou lançar o deputado federal Leur Lomanto Jr. (DEM), mas a ideia não emplacou e desistiu. Outra opção foi lançar o nome do ex-deputado Leur Lomanto, pai de Leur Jr. Contudo, até o momento, Lomanto não definiu se toparia voltar a ser candidato.

Segundo o blog Politicos do Sul da Bahia, existe até pessoas no grupo do DEM defendendo a tese de tentar buscar o ex-prefeito e ex-deputado federal Roberto Brito (PP), mas a missão é muito difícil. Britto está acomodado no Governo do Estado e dificilmente trocaria o PP para se filiar ao DEM.

Inclusive, Roberto, que é médico, voltou a atender no Hospital Geral Prado Valadares depois de não ter sido reeleito em 2028 e recentemente declarou que o seu nome está a disposição do PP para uma possível disputa pela Prefeitura da Cidade Sol, onde o ex-deputado perdeu força no comando do partido, que caiu nos braços do deputado estadual Zé Cocá, líder das pesquisas de inteções de voto até aqui.

Enquanto isso, a base do governador Rui Costa (PT) está em céu e brigadeiro em Jequié.

Há sinais de uma polarização no processo eleitoral de 2020 entre Cocá e o pré-candidato apoiado pelo deputado federal Antônio Brito (PSD), o diretor da Santa Casa, Alexandre Iossef (PSD).