ACM anuncia abertura de shoppings aos domingos e flexibilização de medidas em bairros de Salvador

Prefeito anuncia flexibilização na capital. Foto: Reprodução

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciou na manhã desta sexta-feira a retomada parcial das atividades econômicas nos bairros de Plataforma, Águas Claras e Castelo Branco. A partir de agora, os estabelecimentos comerciais, até então fechados, passam a funcionar de 10h às 16h, mesmo método adotado para Pernambués, São Cristóvão e Nordeste de Amaralina.

De acordo com Neto, em entrevista coletiva, durante inauguração de unidade de saúde no Garcia, as medidas valem por pelo menos uma semana e poderão ser endurecidas novamente se os casos de covid-19 voltarem a subir. Atualmente, a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 46% na capital baiana.

”A prefeitura está evoluindo para adotar as medidas parciais como padrão. Todos os bairros que estão sob medidas protetivas passarão a funcionar com o mesmo regramento, com funcionamento das atividades econômicas das 10h às 16h”, disse.

O prefeito ainda anunciou que shoppings e templos funcionarão também aos domingos e feriados, das 12h às 20h. ”Com o decreto do governo estadual, temos duas hipóteses para os templos religiosos: ou 30% ou 100 pessoas. O que não muda é a necessidade de distanciamento de 1,5 m por pessoa”, pontuou.

Bares e restaurantes

Os estabelecimentos terão liberados shows em voz e violão, com apenas um artista. ”Banda está proibida. Não há hipótese”, ressaltou. ”As pessoas não vão poder ficar circulando. Levantou da mesa, colocou a máscara”, acrescentou.

Nos restaurantes, o self-service volta a ser permitido, desde que forneça luva descartável ao cliente.

Outros serviços

  • As academias também voltam a funcionar aos domingos sem restrição de horários.
  • Os cursos livres (idiomas, informática e profissionalizantes) funcionarão de segunda a sábado, de 10h às 19h. Os horários deverão ser escalonados para evitar aglomerações na entrada, a capacidade das salas será reduzida e a distância por pessoa deverá ser de 1,5 m.
  • Cursos que exijam contato, como aulas de dança, ainda continuam proibidos.