Zé Cocá faz afagos a Aline e diz que ex-primeira-dama possui qualificação para integrar o Tribunal de Contas

Zé Cocá alogia esposa de Rui Costa. Foto: Marcos Frahm

O prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), após discurso de abertura nos trabalhos legislativos na Câmara de Vereadores, na noite desta terça-feira (28), foi indagado pelo Blog do Marcos Frahm sobre a polêmica indicação da antiga aliada (ops, ex-aliada), Aline Fernanda Peixoto, ao cargo de conselheira do Tribunal de Contas da Bahia.

Perguntado sobre o voto do afilhado político, o deputado Hassan Iossef (PP), que deverá participar do processo de votação para a escolha de Aline na AL-BA Cocá fez afagos a ex-primeira-dama da Bahia e revelou que, Hassan, por está filiado ao Progressistas, sigla que fechou questão, já declarou voto a Peixoto. ”Aline exerceu cargo público em vários lugares antes de ser primeira-dama e ela tem o direito de pleitear. Qualificação ela tem. Eu não faço política com demagogia, sou um político muito sensato. Quando eu sair do grupo do governador Rui Costa, na época, eu disse que foi o maior governador da Bahia na minha geração, não sair jogando pedras. A primeira-dama fez um trabalho muito grande, acho que tem potencial e tudo desenha para que ela seja vencedora. Teve esse arranhão dentro do partido, com o senador Wagner, mas eu acho que isso será resolvido. Eles são do mesmo partido, do mesmo grupo”, disse o chefe do Executivo da Cidade Sol, terra natal de Aline.

Águas passadas? A relação política entre Zé Cocá e Aline teria sido um dos pontos de instabilidade do PP na base do Governo Rui Costa (PT) em 2022, levando o atual presidente da UPB a decidir pela ruptura com o agora ministro da Casa Civil e acompanhar o então vice-governador do Estado, atualmente deputado federal, João Leão, cacique do partido, que defendeu a candidatura do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB) ao Palácio de Ondina, derrotado nas urnas por Jerônimo Rodrigues (PT).

Ainda é cedo para afirmar que Cocá voltará ao rol de aliados do PT, mas a aproximação do seu liderado Hassan com o atual governador pode ser vista como o primeiro sinal da reconstrução de uma relação que enfrenta uma pausa.