Vereador de Itaquara denuncia morte de irmão no Hospital de Jaguaquara; direção nega negligência

Vereador Edson lamenta morte do irmão em hospital. Foto: BMFrahm

O vereador Edson Sérgio Mota, o Grande (PDT), da cidade de Itaquara, usou a tribuna livre da Câmara de Jaguaquara, durante sessão da noite de quarta-feira (26) para denunciar a morte de um homem de 70 anos no Hospital de Jaguaquara, ocorrida no último dia (20).

Em discurso, o parlamentar da cidade vizinha condenou o atendimento dispensado a Valdir Gonçalves Mota, que era seu irmão e teria falecido no interior da unidade enquanto buscava atendimento médico depois de dar entrada no Hospital ao sentir-se mal em casa, no bairro São Jorge. ”Cheguei no hospital tinha muita gente e o pessoal dizendo que foi por falta de atendimento, mas em hora nenhuma eu procurei quem foi a enfermeira nem o porteiro”, relatou o vereador.

Ainda segundo o edil, a família teria sofrido pressão para não repercutir o caso e que, uma sobrinha sua, por contestar o caso no dia seguinte no mesmo Hospital foi colocada para fora pela polícia que teria sido acionada. ”No outro dia, outro irmão meu passou mal. Uma sobrinha minha que tinha vindo de Salvador, levou ele ao hospital. Ao chegar lá, começou a nova demora, igual a que tinha acontecido. Minha sobrinha foi e falou: será que vai acontecer com esse a mesma coisa do irmão dele, ontem a noite? Não sei quem foi, mas chamou a polícia e a polícia pegou a minha sobrinha e colocou para fora do hospital”, disse Edson na tribuna da Casa Legisla.

Ele informou que procurou o Conselho de Saúde, a direção do Hospital, que desde o dia (1) de abril é gerido pela empresa FABAMED depois de transferido do Município para o Estado em processo de estadualização da unidade. O edil pediu aos colegas vereadores que fiscalizassem o Hospital e se emocionou ao concluir o seu pronunciamento que durou cinco minutos.

Em nota pública, a FABAMED negou negligência médica, se solidarizou com a família do Sr. Valdir e prometeu abrir uma sindicância interna para apurar o caso, que gerou grande perpercussão nas redes sociais em Jaguaquara.

Leia abaixo a nota do Hospital

A Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde – FABAMED, vem, por meio desta Nota, se solidarizar com familiares e amigos do Sr. Valdir Gonçalves Mota, 70 anos, ocorrida na noite do dia 20 de abril de 2023 no recinto do Hospital de Jaguaquara-Ba.

De início, resta salientar que esta Fundação fora constituída desde o dia 17 de outubro de 2001, contemplando o gerenciamento de inúmeras atividades na gestão de pessoas, serviços, hospitais, UPA’s, ambulatórios e laboratórios por estes longos 21 anos. No momento (ano corrente), a FABAMED possui 15 Unidades de Saúde, contendo execução de serviços para o Estado da Bahia e municípios, abrangendo Capital e Interior, pautada sempre na ética, responsabilidade, transparência e compromisso com toda população baiana.

No Município de Jaguaquara não é diferente! Por isso, informamos que a FABAMED assumiu o Hospital de Jaguaquara há cerca de 20 (vinte) dias, transmitindo à região do Vale de Jiquiriçá números de atendimentos e procedimentos cirúrgicos exemplares (mais de 50 procedimentos cirúrgicos com êxito neste lapso temporal), bem como reorganização de fluxos e fardamentos, além de dispor em sua completude todos os mantimentos, alimentação, Mat/Med e profissionais  de saúde, esses últimos contemplados em sua totalidade do quadro que já atuava no referido Hospital, e que estão em período de avaliação pela Fundação.

Apesar dos reflexos em números positivos e da confiança de toda população do Vale do Jiquiriça quanto ao atendimento na Unidade Hospitalar, que vem sendo refletida no quantitativo de pacientes comparecendo ao Hospital (unidade sempre cheia), a Gestão desta Fundação fora informada quanto ao, infelizmente, óbito do Sr. Valdir Gonçalves Mota, o qual se encontrava no recinto do Hospital de Jaguaquara.

Logo quando da ciência do fatídico ocorrido, a FABAMED, prezando por todos os princípios que a acompanham por mais de 21 anos, tratou acolher a todos os familiares presentes, bem como se reunir com os referidos, dando todo suporte e apoio. Ademais, prezando pelo contraditório e ampla defesa, será instaurada sindicância interna para apurar todos os fatos ocorridos, visando analisar a conduta técnica, legal, procedimental e o período de atendimento disposto desde a entrada do paciente no recinto hospitalar até a triagem.

Por mais uma vez, toda a equipe da FABAMED se solidariza com os familiares do Sr. Valdir Gonçalves Mota, estando disponível para dirimir quaisquer dúvidas, além de disponibilizar documentos e materiais dispostos em legislação.

A direção da Unidade Hospitalar, bem todo corpo técnico da FABAMED, estará à disposição dos Familiares.

José Satutnino Rodrigues

Presidente – FABAMED