Vazamento de gás e faísca causaram explosão que matou 4 pessoas na padaria de Tanhaçu

Explosão ocorreu na quinta-feira. Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A explosão que fez com que um prédio desabasse, matando quatro pessoas na cidade de Tanhaçu, no sudoeste da Bahia, foi causada por um vazamento de gás e uma faísca. As informações são do Corpo de Bombeiros. Nesta sexta-feira (27), as vítimas são veladas e serão sepultadas.

A explosão aconteceu durante a madrugada de quinta-feira (26) e matou o casal Adriano Lima Santana, de 45 anos, e Edvanda Costa da Silva, 43; a filha deles, Letícia da Silva Santana, de 5 anos; e o padeiro Bruno Santos Freire, de 27 anos.

O prédio onde houve a explosão era um tipo de sobrado, com duas lojas embaixo – sendo elas uma padaria e uma loja de autopeças – e um imóvel residencial em cima. Segundo os bombeiros, o vazamento de gás foi na padaria.

Quando Bruno chegou para trabalhar ainda na madrugada, por volta das 4h20, e entrou no estabelecimento, uma faísca causou a explosão que destruiu tudo. Um homem, identificado apenas como Oséias, vizinho de frente do imóvel, deu detalhes de como aconteceu.

”Foi um susto muito grande, a população de Tanhaçu hoje está despedaçada. A gente não tem muito o que falar, é uma situação que abalou toda a cidade. Por volta de 4h20, foi na hora que tudo aconteceu”.

”Eu saí, olhei da varanda da minha casa essa cena, e não tive reação. Desci correndo – eu e o vizinho aqui da frente. Ainda tinha fumaça, bastante fumaça. A gente tentando ver se tinha ainda possibilidade de encontrar alguém com vida. Logo em seguida o Corpo de Bombeiros chegou, mas não houve chance de encontrar ninguém com vida”,  descreveu.

Os corpos das vítimas foram resgatados debaixo dos escombros. No momento do acidente, a família ainda estava dormindo. O velório dos três começou ainda na madrugada, no ginásio de esportes de Tanhaçu. Bruno foi o último a ser encontrado, com o auxílio de máquinas retroescavadeira.

Segundo uma amiga da família, identificada como Zilda, vizinhos e moradores da cidade estão muito abalados com a situação.

”Eles eram um pessoal muito querido. A população de Tanhaçu é muito pequena, todo mundo conhece todo mundo. Chocou a cidade, foi muito triste. Eu moro no bairro Bela Vista, e a casa chegou a estremecer. Foi um impacto muito grande. Todo mundo correu para ajudar, mas não foi possível. Aí teve que chamar o Corpo de Bombeiros para fazer o levantamento e socorrer as pessoas, porque poderia ter sobreviventes, mas não foi possível”.

Casas ao redor do imóvel que desabou ficaram com algumas rachaduras, após a explosão. Por causa disso, as famílias saíram das residências e foram para a casa de parentes. Nesta sexta-feira, um engenheiro da Defesa Civil do município vai ao local para fazer vistorias.

Laudos técnicos vão determinar se as casas ao redor precisarão passar por reformas estruturais, ou se estão seguras para que os moradores retornem. Os escombros serão removidos pela Prefeitura de Tanhaçu.

A energia elétrica no local já foi retomada, depois que a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) suspendeu o funcionamento para que as buscas fossem feitas com segurança. As informações são do G1