Tendência do PP é se manter na oposição ao Governo da Bahia; Salles irá deixar liderança da legenda

”Marcamos uma reunião da bancada”, diz Eduardo Salles. Foto: Reprodução

Na bancada de oposição desde a migração do grupo para apoiar a candidatura ao governo de ACM Neto (União), os deputados estaduais do PP podem permanecer na bancada. Ao Bahia Notícias, Eduardo Salles indicou que a tendência é que o partido permaneça no bloco e que tenha um novo líder da bancada.

”Marcamos uma reunião da bancada para a última semana de janeiro, já que estamos no recesso. Antes da diplomação e decisões, em termo de mesa. Até agora nada. Nós vamos tomar uma decisão se vamos criar uma bancada independente, que já temos e é possível, ou na bancada da minoria. Hoje o caminho é estar na minoria. O caminhar é esse, mas vamos tomar essa decisão. Eu como líder da bancada, pautei alguns assuntos e vamos tomar essa decisão”, disse Eduardo Salles.

Salles indicou ainda que o PP segue sendo ”uma unidade”. ”Todos vão juntos. Se você, depois, ver alguma dissidência, estará fugindo da palavra de homem, de olho no olho. Se ver algum deles fugindo disso, da atuação em conjunto, estará indo de encontro com o combinado”, comentou ao Bahia Notícias.

”Nos tomamos a decisão que, qualquer que seja, vamos tomar conjuntamente. Qualquer decisão vai ser tomada pelos seis. É palavra de homem, olho no olho. Ninguém vai tomar posição isolada. Essa é a decisão da reunião de bancada na semana passada”, completou.

Líder do PP na AL-BA durante os dois últimos anos, Salles sinalizou ainda que a disputa pela liderança deve ficar entre três deputados. “Os mais antigos têm a predominância, Antonio Henrique, [Nelson] Leal e Niltinho teriam uma experiência maior para assumir. Qualquer um dos três”, sinalizou.

Informações obtidas pelo Bahia Notícias apontaram que a disputaria estaria focada entre Nelson Leal e Niltinho. Interlocutores da bancada apontaram que a maioria dos parlamentares têm indicado que Niltinho teria a preferência para o posto, por conta do contato com Jerônimo Rodrigues e Rui Costa. A possibilidade se fortaleceria para Niltinho assumir a liderança, caso um acordo com o governo fosse feito, apesar da dificuldade para tanto (veja mais). Pesam contra Leal as estadias na presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

PRESIDÊNCIA ESTADUAL

Com a iminente saída do agora deputado federal João Leão da presidência estadual do partido, Eduardo Salles, afilhado político do político, indicou que a renovação ”é salutar”.

”Já sou líder por dois mandatos. Eu já fui para a reeleição por unanimidade e reeleito pelos colegas. Não acho que eu seja correto continuar líder. Um rodízio, uma oxigenação sempre. Dou como exemplo meu caso, dar exemplo com nós mesmos é melhor ainda”, apontou.

Salles indicou que em abril, durante reunião da executiva, os políticos irão definir o novo presidente, entre três nomes possíveis. ”Existem dois deputados federais e um outro ex-deputado com [Ronaldo] Carletto. Vai ser tomada pelo diretor. Na hora correta vamos tomar o posicionamento. Esses cargos do partido têm que ser oxigenados. [Claudio] Cajado, Carletto e Mário [Negromonte] Jr. são bons nomes. Creio que seja concensual”, finalizou.