Reunião entre Prefeitura de Maracás, Largo, BahiaGás e FGS volta a discurtir estrada Pé de Serra/Porto Alegre

Audiência voltou a discutir situação da estrada. Foto: Divulgação

A estrada que liga a BA-026 entre o Distrito de Pé de Serra e o Povoado de Porto Alegre, em Maracás, voltou a ser alvo de discussões, nesta terça-feira (17), em audiência realizada na Prefeitura entre o prefeito Soya Novaes, representantes da mineradora Largo, da Bahiagás e do Grupo de Fortalecimento Social de Porto Alegre – GFS. O encontro, marcado desde as manifestações ocorridas neste mês por produtores que bloquearam a estrada cobrando melhorias, foi realizado com o objetivo de acelerar e garantir a boa qualidade de trafegabilidade na estrada vicinal, diante dos transtornos que foram gerados os usuários depois das fortes chuvas que atingiram Maracás entre o final de dezembro e início de janeiro.

Segundo o prefeito, foram estabelecidos acordos de cooperação para restauração da estrada, solicitando da Largo e da Bahiagás que colaborem com a recuperação da vicinal, mas não apenas com patrolamento, e sim com reparo estrutural, construção de bueiros e manilhas em pontos críticos atingidos por riachos e que se tornam intransitáveis em períodos de chuvas. Soya disse reconhecer os problemas enfrentamos pelos produtores, mas ressaltou que a Prefeitura já deu início aos serviços de recuperação nos locais que são de responsabilidade da gestão municipal. O gestor garantiu que estará enviado ao gabinete do Governo do Estado ofício solicitando audiência com o Governo para discutir a possibilidade de ser firmada parceria para melhorias na via que é responsável pelo escoamento da produção agrícola em Maracás e região.

”Nos reunimos, tratando das reais condições da estrada que é responsável pelo escoamento da produção agrícola, o que tem sido o maior gargalo para os produtores nas últimas semanas, que enfrentam custo alto de logística para o escoamento e comercialização de seus produtos. Com a Largo e Bahiagás, na presença de representantes do setor Jurídico da Prefeitura, estabelecemos acordos de cooperação para a reestruturação da estrada, solicitando das empresas citadas que colaborem com a recuperação da vicinal, mas não apenas com patrolamento, e sim com reparo estrutural, construção de bueiros e manilhas em pontos críticos atingidos por riachos e que se tornam intransitáveis em períodos de chuvas. Decidimos também pelo envio, em breve, de solicitação de audiência com o Governo do Estado para discutirmos a possibilidade de parceria para melhorias na estrada. Vale ressaltar que, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, já deu início aos serviços de recuperação nos locais de responsabilidade da gestão municipal.”, argumentou o prefeito de Maracás.

Participaram da reunião os secretários municipais Reginaldo Amorim, de Administração e Finanças, Danilo Oliveira, de Infraestrutura, a Procuradora-geral do Município, Hyone Ribeiro e o vereador Ronaldo Luiz, um dos representantes da comunidade de Porto Alegre.