Reunião discute questões sobre a qualidade da água potável em Cravolândia e Santa Inês

Uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira (4/3), no Clube Cultural de Cravolândia, discutiu a qualidade da água potável fornecida pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento na região. O evento, promovido pela Comissão Pró-Água Santa Inês e Cravolândia contou com a participação de autoridades  dos respectivos municípios, servidores da Embasa, membros da comissão e representantes da sociedade civil organizada que debateram problemas relacionados à qualidade da água.  Os moradores afirmam que ao abrir as torneiras de suas casas, a água tratada chega escura e com odor. O problema é compartilhado por moradores de Santa Inês e Cravolândia.

Alguns dos participantes relataram que a água vem apresentando uma coloração enferrujada. Segundo os mesmos, quando ela falta fica pior ao retornar. Em dias normais leva minutos para ela clarear em outros dias demora muito. O problema é recorrente nas duas cidades há meses, segundo membros da comissão. O engenheiro Deusdete Brito, do escritório regional da Embasa, disse que a empresa reconhece o problema que enfrenta com o abastecimento de água na região, mas afirmou que a água passa por um tratamento adequado antes de cair nas torneiras. O argumento do engenheiro não convenceu os moradores, que se dizem desassistidos pela empresa e pedem providências. Os consumidores apontam como um dos principais problemas, a captação de água inadequada na barragem, que localiza-se em ”Ponto Novo”, zona rural de Cravoândia.

Apesar da escassez de chuva, eles afirmam que o reservatório dispõe de água suficiente para manter o abastecimento de forma regular, mas questionam que a Embasa não viabiliza uma limpeza na barragem para facilitar captação na localidade. Mesmo com o engenheiro assegurando que Empresa Baiana de Águas e Saneamento irá buscar o melhoramento na questão do tratamento do líquido, os participantes decidiram, ao final da reunião, que irão levar o problema ao conhecimento do governador Jaques Wagner, numa audiência que deverá ser marcada com o apoio político de deputados e do senador Walter Pinheiro (PT), ligado ao prefeito Naelson Lemos (PT), de Cravolândia, que também participou das discussões juntamente com vereadores, secretários municipais e membros da Comissão Pró-Água Santa Inês e Cravolândia. Nota original do Blog Marcos Frahm

Fotos: Blog Marcos Frahm