Rede Sustentabilidade e PSDB pela Base Salvador oficializam apoio a Jerônimo Rodrigues

Jerônimo se reúne com lideranças. Foto: Jamile Amine

A Rede Sustentabilidade oficializou seu apoio a Jerônimo Rodrigues, candidato do Partido dos Trabalhadores ao Governo do Estado, nesta terça-feira (25). Com o novo apoio, a campanha já conta com cinco novos partidos aliados – Rede, PSOL, PSC, PROS e Patriota. No total, a Coligação Mais Bahia, Mais Brasil chega ao segundo turno com um arco de alianças de onze legendas. A decisão por apoiar a chapa de Jerônimo Rodrigues se dá pelo alinhamento nacional do partido, fortalecimento das pautas ambientais,  compromisso em garantir mais inclusão social e uma Bahia mais forte.

”No segundo turno, com alinhamento para nós da Rede, não é ”tanto faz”. Nós estamos aqui porque entendemos a importância da temática ambiental, porque precisamos alinhar esse projeto estadual ao projeto nacional, isso significa que nós precisamos fortalecer os órgãos ambientais, precisamos implementar as políticas públicas de meio ambiente das águas, alinhada com o novo governo Lula que vem por aí. Significa que a Bahia, onde tudo começou, precisa contribuir com esse projeto da sustentabilidade nacional, e é muito importante a gente estar aqui com Jerônimo para afirmar isso”, destacou o representante da executiva nacional da sigla. ”A gente está mobilizado para eleger aqueles que têm compromisso em combater as injustiças sociais contra as mulheres, contra os negros, contra os indígenas e criar um novo ciclo de prosperidade com proteção ao meio ambiente, democracia e sustentabilidade”, afirmou Marina Silva, presidenta nacional da Rede, por meio de vídeo.

Na ocasião, Jerônimo agradeceu a oportunidade de estar recebendo o apoio público da legenda. ”A chegada do PSOL traz um apoio firme, crítico e pautas importantes. A Rede oferece uma esperança muito forte e com três frentes muito fortes: o partido, que traz a sustentabilidade como parte da sua construção, por muitas vezes já colocaram o meio ambiente e a pauta ambiental como um atraso, não é assim. Nós faremos sim o esforço necessário para construirmos o fortalecimento de um partido com pauta relevante, como a Rede; o segundo tema é o ambiental, a gente sabe que ele é maior que os partidos. Ontem nós nos reunimos e recebemos o apoio do PSC com os evangélicos, pastores. O papel dos ambientalistas além do partido é fundamental para o nosso estado; o terceiro tema é que eu quero estabelecer  que o debate feito com a Rede é de abertura e fortalecimento dos espaços de diálogo, existem temas que são relevantes e precisam ser tratados”, afirmou.

PSDB pela Base

grupo denominado PSDB pela Base Salvador confirmou nesta terça-feira (25) o apoio ao candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT). No estado, os tucanos mantêm aliança com o concorrente ao Palácio de Ondina ACM Neto (UB), desde o primeiro turno. ”As figuras que realmente representam a social democracia e fundaram o PSDB estão com Lula”, afirmou Tiago Assis um dos integrantes do grupo e membro Juventude da legenda. O apoio foi anunciado no ato que formalizou a aliança da Rede Sustentabilidade.

Segundo Assis, a ideia básica do PSDB pela Base é retomar o conteúdo programático de social democracia da legenda, tirando o partido dos gabinetes e levando às comunidades. O segmento defende o legado do ex-candidato a presidente e ex-governador paulista, Mário Covas. ”Como Covas apoiou Lula em momentos difíceis e como Lula já apoiou Covas, eu não tenho dúvida de que se vivo estivesse Covas estaria na linha de frente, correndo os quatro cantos do país, defendendo o mínimo de civilidade e democracia contra a barbárie que é materializada por Bolsonaro”.