Santa Inês: Programação do Festival de Cultura é aberta e prefeito destaca entretenimento pós-pandemia

Apresentações culturais marcam a primeira noite. Foto: Marcos Frahm

A população do Vale do Jiquiriçá irá vivenciar dias de lazer e entretenimento, com o retorno do Festival de Cultura, que voltou a ser realizado na cidade de Santa Inês, a partir desta sexta-feira (13/1).

A abertura oficial do evento promovido pela Prefeitura ocorreu nesta noite, com apresentações culturais envolvendo a Fanfarra Musicial de Santa Inês  – FANMUSI, a Companhia de Teatro coordenada por professores da Educação Integral do Município: Jomir Gomes, Renato Franco, Silvana Ribas e Jéssica Silva, além de shows musicais de Uilson Frenesy e Yayá Massemba, um grupo musical formado por mulheres do Vale do Capão, da Chapada Diamantina, fechando a primeira noite.

Fanfarra Musicial de Santa Inês se apresenta na abertura oficial

O secretário de Cultura do Município, Reuben Marinho, revelou ao Blog do Marcos Frahm que 100% da rede hoteleira da cidade está ocupada e que as casas disponíveis para aluguel já foram ucopadas, em sua totalidade. ”A ocupação é de 100%. Hoje a gente não acha mais hotel, não acha casas e as cidades vizinhas estão sendo usadas para acolher os visitantes que estão vindo para a nossa cidade”, ecplicou.

Prefeito Émerson fala da geração de renda associada ao entretenimento

De acordo com o prefeito Émerson Elói (PT), o grande diferencial nesta edição da festa popular que movimenta o território do Vale é a geração de emprego e renda, associada ao lazer e entretenimento pós-pandemia. ”Fizemos uma abertura mais tranquila, com atividades culturais, bandas da cidade, mas ainda estamos nos últimos detalhes para receber uma grande quantidade de pessoas. A expectativa da população é muito grande depois de dois anos muito difíceis, não só porque nós não tínhamos eventos culturais, mas todos estavam retraídos, presos em casa e isso causou muita tristeza para as pessoas, com problemas ligados a psiquiatria, a psicologia e esse memento que estamos vivendo agora, de lazer, de entretenimento, é um brilho”, disse o mandatário, que ainda destacou o crescimento econômico que a folia pode gerar: ”Lógico que a gente faz o festival com a intenção de que as pessoas convivam com a cultura, mas nós somos gestão, temos que fazer as estratégias corretas, porque é importante que gere circulação, e se gera circulação, gera consumo e traz renda para o município”, afirmou o prefeito Émerson.