Professores da rede municipal de Apuarema relatam atraso no pagamento de salário e ameaçam paralisar as atividades

Professores receberam informação do não pagamento em assembleia. Foto: Leitor/BMFrahm

Professores da rede pública municipal de Apuarema, no Médio Rio de Contas, alegam atraso no pagamento do salário referente ao mês de abril. A informação é de profissionais da Educação, que teriam participado de assembleia no último dia (11), quando a direção da APLB/Sindicato revelou que a Prefeitura de Apuarema teria alegado que não seria possível, por questões financeiras, efetuar o pagamento do mês anterior e apresentou uma proposta da gestão: pagar por centro de custo, dividindo em datas diferentes, o qual iniciaria dia 10 de abril (referente à março ) e, chegando a concluir em 24 de abril (ainda referente à março).

”De lá para cá, estamos vivenciando momento de insegurança e incertezas, visto que até a presente data , não recebemos o salário referente ao mês de abril, sem previsão concreta da efetivação do mesmo. Vale ressaltar que, temos aproximadamente 130 professores efetivos e, somente 24 destes estão com salário regularizado”, disse uma professora em contato com o Blog do Marcos Frahm.

Além do atraso salarial, os professores também denunciam o não cumprimento do novo piso do magistério, determinado pelo Ministério da Educação, de 14,95%. As reações contrárias começaram a surgir nas redes sociais, com cards divulgados pelos professores, que demonstram insatiisfação com a gestão e prometem paralisar as atividades a partir do próximo dia (22), caso 100% dos educadores não tenham recebido o salário de abril.