Presidente Lula diz que crise humanitária em território yanomami é ”genocídio” e ”crime premeditado”

Lula comentou sobre a crise humanitária. Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou, neste domingo (22), sobre a crise humanitária que se abate sobre o território yanomami em Roraima, no norte do Brasil. Sem dizer quem seriam os supostos criminosos, o petista afirmou que a situação trata-se de um ”genocídio”.

”Mais que uma crise humanitária, o que vi em Roraima foi um genocídio. Um crime premeditado contra os Yanomami, cometido por um governo insensível ao sofrimento do povo brasileiro”, publicou Lula nas redes socias.

”Já ouvi que no Brasil há muita terra para poucos indígenas, e que indígenas estão ocupando o território brasileiro. Mas essas pessoas esquecem que em 1500 os povos originários eram donos de todo o Brasil. Nós é que estamos ocupando o que pertence aos primeiros habitantes do país”, continuou o presidente da República.

Lula também prometeu que, no seu governo, não apenas os yanomamis, mas todos os povos indígenas serão tratados com dignidade. Além disso, o petista avaliou que a humanidade tem uma dívida com essas comunidades.

”Não haverá mais genocídios. Povos indígenas serão tratados com dignidade. A humanidade tem uma dívida histórica com os povos indígenas, que preservam o meio ambiente e ajudam a conter os efeitos das mudanças climáticas. Essa dívida será paga, em nome da sobrevivência do planeta”, concluiu Lula. Com informações do Bahia Notícias