Presidente do PP, Ciro anuncia fim de negociações para formar federação com o União Brasil

Presidente nacional do PP, Ciro Nogueira. Fonte: Agência Senado

O presidente nacional do Progressistas, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) anunciou, na tarde desta quarta-feira (15), o fim das negociações que a legenda mantinha com o União Brasil para a formação de uma federação partidária. As conversas tinham o apoio das lideranças baianas das duas siglas, mas acabou não tendo um bom desfecho.

”No que diz respeito ao Progressistas, encerramos as discussões para formação de federação junto com o partido União Brasil”, publicou Nogueira em seu Twitter.

As conversas entre os dois partidos começaram já durante o período eleitoral de 2022. Na época, uma das lideranças do PP na Bahia, o deputado federal Cláudio Cajado, revelou que o objetivo era fortalecer ambas as siglas dentro do Congresso Nacional.

Na Bahia, a federação – que se chamaria ”União Progressista” – avançou. PP e União Brasil chegaram a um entendimento local e não havia qualquer objeção à liderança estadual de ACM Neto (União). Mas, de acordo com o prefeito de Salvador, Bruno Reis, a relação em outros estados, como Pernambuco, Acre e Rio de Janeiro, era um problema previsto.