Jequié inicia ação educativa sobre prevenção a esquistossomose no Centro de Abastecimento

Iniciada ação educativa sobre prevenção. Foto: Divulgação/PMJ

Com o objetivo de orientar a população sobre a prevenção e cuidados com a esquistossomose, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, iniciou, nesta quinta-feira (16), uma ação educativa sobre prevenção a esquistossomose no Centro de Abastecimento Vicente Grilo (CEAVIG), local afetado pelas enchentes ocasionadas pelo erro operacional da CHESF na gestão das águas da Barragem da Pedra, que provocou as cheias do Rio Jequiezinho e Rio de Contas.

A mobilização, que acontece até o dia 24 de março, sempre no período matutino, conta com a participação de Agentes de Saúde e de Combate às Endemias, que percorreram os estabelecimentos comerciais e os boxes existentes na área destinada aos camelôs, no CEAVIG, fazendo a entrega dos potes coletores para análise laboratorial, por meio do exame parasitológico. E, ainda, é realizada a distribuição de panfletos com informações sobre formas de transmissão, prevenção e tratamento da esquistossomose, doença conhecida como ”barriga d’água”, que é causada por um parasita chamado Schistosoma mansoni, cuja transmissão depende da existência de determinadas espécies de caramujos em rios, lagoas, córregos, represas e mangues, entre outras coleções hídricas contaminadas por esgoto sem tratamento. Após a comprovação de caso positivo para a doença, o paciente será informado e receberá o devido tratamento nas Unidades de Saúde.

”O objetivo é realizar um plano de ação contra essa doença nesse trecho do CEAVIG e imediações, que sofreram recentemente com as enchentes. A iniciativa deverá ser estendida aos feirantes que estão instalados, provisoriamente, na Praça da Bandeira e na parte interna do Mercado Municipal e, depois, seguirá para os comerciantes do eixo central e entorno do CEAVIG. Essa estratégia visa o diagnóstico e tratamento das pessoas infectadas por essa parasitose, que causa uma infecção a partir do contato com a água doce onde existam caramujos infectados pelos vermes causadores da esquistossomose.” afirmou o secretário de Saúde, Marlon Pereira.