Potes de temperos têm mais bactérias que latas de lixo, diz estudo da Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos

Um novo estudo feito na Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, mostra que potinhos de temperos podem ter mais microrganismos do que tábuas de carne e latas de lixo. Segundo o Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, o estudo foi encomendado pelo Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) e foi publicado em setembro na revista científica Journal of Food Protection.

Os pesquisadores da Escola de Ciências Biológicas e do Meio Ambiente da universidade norte-americana fizeram testes com 371 adultos que deveriam cozinhar uma receita de hambúrguer de peru em diferentes modelos de cozinha.

Os cientistas contaminaram propositalmente a carne usada no preparo com o bacteriófago MS2, um tipo de vírus que infecta bactérias mas é inofensivo para os seres humanos. O intuito era avaliar a circulação dos microrganismos em superfícies e utensílios dispostos em diferentes posições.

Eles ficaram surpresos em descobrir que 48% dos frascos de tempero estavam contaminados e continham mais microrganismos do que as tábuas de carne e as tampas de lixeiras, que apareceram na sequência. As torneiras abrigavam a menor quantidade de bactérias.