Pesquisa CNT/MDA: Lula lidera 2º turno da disputa presidencial com 48,1%; Bolsonaro tem 41,8%

CNT/MDA diz que Lula lidera corrida. Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o líder do segundo turno da corrida presidencial de 2022. Segundo os números da nova pesquisa CNT/MDA, publicada na manhã desta segunda-feira (17), o petista tem 48,1% das intenções de voto, contra 41,8% do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Ainda de acordo com o levantamento CNT/MDA, intenções de votos brancos ou nulos somam 6%, enquanto 4,1% ainda se dizem indecisos frente à disputa presidencial entre Lula e Bolsonaro.

No cenário espontâneo, quando os entrevistadores não apresentam os nomes dos candidatos, Lula aparece com 46,4% da preferência dos brasileiros, contra 40,6% de Bolsonaro. Brancos e nulos são 6,3%; enquanto 6,7% não souberam ou não responderam.

AVALIAÇÃO DO GOVERNO
Os pesquisadores também perguntaram como os eleitores avaliam o governo Bolsonaro. Consideram a gestão federal ruim ou péssima, 39,6% dos entrevistados; ótimo ou bom somaram 34,9% das avaliações; enquanto 24,5% definiu a administração bolsonarista como regular. Não soube ou não respondeu, 1% dos entrevistados.

Na avaliação pessoal de Bolsonaro, 54,7% dos entrevistados disseram desaprovar o presidente da República. Outros 41% opinaram pela aprovação do governante. Não souberam ou não responderam, 4,3% dos entrevistados.

O instituto MDA, contratado pela Confederação Nacional de Transporte (CNT), entrevistou 2.002 eleitores entre os dias 14 e 16 de outubro. A margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-05514/2022. Com informações do site Bahia Notícias