Pedro Tavares revela preocupação com chuvas na Bahia e pede atenção dos órgãos estaduais e federais

Deputado revela preocupação com situação das chuvas. Foto: Divulgação

O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) revelou muita preocupação com a situação dos municípios atingidos pelas fortes chuvas que atingiram a Bahia nos últimos dias. O parlamentar acompanhou as notícias e também ouviu relatos de moradores e autoridades municipais sobre o cenário das cidades. Mais de 3 mil pessoas ficaram desabrigadas e nove cidades passaram por decreto de situação de emergência por causa dos temporais. Ao todo, 24 municípios foram afetados pelas chuvas. Tavares cobrou agilidade do governo na implementação de medidas.

”Tivemos informações sobre os prejuízos sofridos pelos municípios, depois desse grande acumulado de chuvas que atingiu todas as regiões do Estado. É muito preocupante a situação em alguns lugares, onde são muitos os transtornos enfrentados pela população, com alagamentos, águas invadindo casas, deslizamentos, entre outros problemas. Pedimos a sensibilidade e a atenção máxima dos órgãos estaduais e federais para os municípios. São necessárias medidas preventivas urgentes a fim de evitar maiores prejuízos”, afirmou.

Os estragos foram maiores nas regiões Sul, Extremo Sul, Norte, Recôncavo e Oeste. Grandes áreas de instabilidade, com muitas chuvas, se intensificaram no Vale do Jiquiriçá e em várias cidades do Recôncavo Baiano. Houve grande volume de água, com prejuízos para os moradores nos municípios de São Félix, Cachoeira e Santo Amaro. A orientação é que, em caso de risco iminente ou de acidentes por conta das condições climáticas, as pessoas devem acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).