Papa Francisco deixa Hospital Universitário Gemelli, em Roma, na véspera da celebração de Ramos

O papa Francisco recebeu alta hospitalar. Foto: Reprodução

O papa Francisco recebeu alta na manhã deste sábado (1º) do Hospital Universitário Gemelli, em Roma, onde estava internado desde a última quarta-feira (29) para tratar uma bronquite infecciosa. De acordo com o Vaticano, o pontífice, 86, vai presidir a celebração do Domingo de Ramos (2), na abertura da Semana Santa na praça de São Pedro.

Ao deixar o hospital, por volta das 10h30 (5h30, em Brasília), Francisco comemorou bem-humorado: ‘Ainda estou vivo’, disse a repórteres. Ele fez questão de sair do carro e cumprimentar fiéis. Um deles, aliás, era uma mulher em prantos, cuja filha havia morrido na madrugada deste sábado, naquele mesmo hospital –o pontífice rezou com os pais. Francisco também assinou o molde de gesso de um menino com o braço quebrado.

Ainda a jornalistas, o papa disse que não sentiu medo durante sua internação. ”Em um hospital há muito heroísmo e muito carinho com os pacientes”, disse, elogiando o trabalho dos funcionários do hospital. No dia anterior, Francisco visitou o departamento de oncologia pediátrica do centro médico e levou rosários, livros e ovos de chocolate às crianças internadas.

Na visita, de 30 minutos, ele batizou um recém-nascido, que recebeu o nome de Miguel Angel. Em uma foto divulgada pelo Vaticano, o papa aparece sorrindo, apoiado em um andador, borrifando água benta na cabeça do bebê. ”Fui à ala infantil e vi com que ternura eles cuidam das crianças”, afirmou.

”O papa Francisco jantou pizza com aqueles que o assistem nestes dias de internação: médicos, enfermeiras, auxiliares e a guarda vaticana”, informou o diretor da Secretaria de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, em um comunicado.

Na quinta (30), o Vaticano divulgou que o pontífice apresentava sinais de melhora e que já estava trabalhando. Mas foi só neste sábado que os médicos confirmaram sua alta, ainda que recomendando a ele um repouso rigoroso. ”Agora preciso dormir quatro dias”, brincou o papa com repórteres.

A SAÚDE DO PAPA

Brincadeiras à parte, Francisco tem, nos últimos anos, convivido com uma série de problemas de saúde. Ele foi hospitalizado pela última vez em 2021 para uma cirurgia no cólon. Na ocasião, o chefe da Igreja Católica permaneceu internado por vários dias no mesmo hospital.

Mais tarde, Francisco afirmou que a cirurgia deixou sequelas e, por isso, descartou se submeter a uma nova intervenção no joelho. Nos últimos meses, ele tem aparecido com cadeira de rodas. O pontífice também é atendido regularmente por uma equipe de médicos e enfermeiros.

Os problemas médicos o obrigaram a cancelar vários eventos em 2022 e a adiar uma viagem à África, o que levantou questionamentos sobre uma eventual renúncia.

Francisco sempre deixou em aberto a possibilidade de seguir o exemplo de seu antecessor, Bento 16, que renunciou ao cargo em 2013. Suas mensagens sobre o tema, porém, são ambivalentes. Em julho de 2022, disse que poderia se afastar, mas em fevereiro afirmou que a renúncia de um papa ”não deveria se tornar uma moda” e que a ideia ”não estava em sua agenda no momento”. *Folhapress