Nível de rio aumenta mais de três metros em menos de 24h após temporal em Itabuna, sul da Bahia

Rio Cachoeira em Itabuna, na Bahia. Foto: Paulo Santana

O nível do rio Cachoeira, que corta a cidade de Itabuna, no sul da Bahia, aumentou 5,5 metros acima do normal, por causa da chuva que atinge a cidade desde meados de novembro. Desse total, uma elevação de três metros foi registrada em apenas 24 horas, na quinta-feira (1º), e moradores temem transbordamento – com consequente inundação em vias.

Algumas casas que ficam às margens do rio, no bairro Ferradas, ficaram alagadas. Segundo a Defesa Civil do município, ao menos três famílias da região tiveram que deixar as suas moradias.

Somente na manhã desta sexta (2), 22 mm de chuva foram registrados em apenas uma hora, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) – acima de 10 mm já é considerado índice preocupante.

O órgão emitiu alerta de perigo para o município, e é esperado que chova, ainda 40 mm nas próximas horas. Entre quinta e sexta, foram 100 mm de índice pluviométrico.

O temporal causa alagamento em várias ruas da cidade. Na região de Vila de Itamaracá, a chuva derrubou uma árvore, que caiu em cima de um muro. Além disso, um poste também foi ao chão e os fios foram danificados, mas não houve registro de queda de energia, nem de feridos.

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), cujo campus fica entre Itabuna e Ilhéus, antecipou o fim do expediente para as 12h desta sexta-feira (2), devido ao risco de alagamentos na rodovia Jorge Amado, que liga as cidades, o que oferece perigo aos alunos, professores e funcionários, durante o deslocamento.

Além disso, as aulas dos cursos de graduação, serão realizadas de forma remota. A administração da instituição informou que acompanhará o desenvolvimento da situação para adotar novas medidas, caso necessário. As informações são do G1