Ministério da Agricultura e Pecuária confirma mais 2 casos de gripe aviária, e número sobe para 5 no Brasil

O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou, neste sábado (20), mais dois casos de influenza aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) de subtipo H5N1. Com isso, sobe para cinco o número de confirmações de casos em aves silvestres. Não há casos em humanos.

Segundo comunicado oficial, o estado de Espírito Santo tem mais um caso confirmado em ave silvestre, agora da espécie Thalasseus maximus (nome popular trinta-réis-real). O animal foi encontrado na zona rural do município de Nova Venécia. ”Como a ocorrência foi em área não litorânea, a ação de vigilância será ampliada também para os municípios vizinhos: São Gabriel da Palha e Águia Branca”, afirmou o ministério.

Já o outro caso, também em ave silvestre, foi detectado no estado do Rio de Janeiro, em São João da Barra em área litorânea. Nesse caso, a ave é da espécie Thalasseus acuflavidus (nome popular trinta-réis-de-bando).

A transmissão da gripe aviária ocorre por meio de contato direto com aves infectadas pelo vírus, vivas ou mortas, ou contato indireto por meio de objetos como sapatos, superfícies, produtos ou dejetos, como ninhos, ovos, fezes ou urina. Também por acontecer por meio de água contaminada com restos ou dejetos dos animais ou que tenha visitado mercados/feiras com casos confirmados, sejam em aves, sejam em humanos.

”Desse modo, pedimos para que a população evite contato com aves doentes ou mortas e acione o serviço veterinário local ou realize a notificação por meio do e-Sisbravet”, disse o ministério, em nota.

Casos em humanos

Também neste sábado, o Ministério da Saúde descartou o caso suspeito de gripe aviária (H5N1) em um funcionário do Parque Fazendinha, em Vitória, no Espírito Santo, onde foi encontrada uma ave doente.

Em nota, o ministério informou que apenas 1 dos 33 funcionários estava em observação como caso suspeito para a doença, por apresentar sintomas gripais ao longo da semana.

O homem, de 61 anos, teve resultado laboratorial negativo para todos os alvos virais testados, inclusive para Influenza Aviária (H5N1). O Brasil segue sem nenhum caso em sua população. As amostras foram analisadas pelo laboratório da Fiocruz.