
Decreto publicado ontem (11) no Diário Oficial da União estabelece que 45 municípios baianos atingidos por intensas chuvas estão sob regime de emergência e poderão receber recursos especiais do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
Segundo a publicação, Maracás, no Vale do Jiquiriçá, está entre as cidades fortemente afetadas por chuvas desde dezembro de 2022 até janeiro deste ano.
Esse reconhecimento torna os municípios aptos a solicitarem recursos do MDR para ações de assistência às populações afetadas, reconstrução de infraestrutura danificada e destruída, para minimizar os impactos provocados pelo desastre e restabelecer a normalidade do cenário.
Cenário em Maracás
O Município enfrenta sérios transtornos provocados pelas chuvas, inclusive dificuldades de trafegabilidade de veículos na estrada que interliga a BA-026, trecho do distrito de Pé de Serra, até o povoado de Porto Alegre, uma estrada vicinal, bastante utilizada por produtores rurais e pela mineradora Largo Brasil, que desde 2014 explora vanádio na região.
Em rede social, o prefeito Soya Novaes informou que designou uma equipe para identificar os locais que apresentam problemas também na área de responsabilidade de manutenção da mineradora e que vai agir com rigor na fiscalização dos serviços prestados na via e cobrar melhoria na execução do trabalho. ”O mapeamento é uma solicitação nossa ao secretário de Infraestrutura, Danilo Milonga, que esteve hoje acompanhado dos vereadores Alisson e Ronaldo, para que possamos atuar com todo o gás assim que as chuvas cessarem por um período que permita a operação na via, que é bastante usada pelos moradores da zona rural e produtores que precisam escorar a produção. Temos plena consciência dos transtornos causados, mas contamos com a compreensão e união de todos com o objetivo de garantir o direito de ir r vir de todo o cidadão maracaense”, disse o gesrtor.