Na política de Maracás, um fato já é certo como sem dúvida: Soya terá candidato à sucessão. Isso ficou claro em uma foto que vazou na rede social neste final de semana, revelando um encontro do prefeito, que exerce o segundo mandato consecutivo com o empresário Eliosvaldo e com o vereador Zitinho do Maracujá, num restaurante da cidade.
Soya (PDT) postergou a definição dos nomes que representarão a chapa governista, aliás, chegou a permitir que nomes fossem ventilados, como por exemplos, dos secretários municipais, Reginaldo, de Planejamento, Rogério, de Governo, e Danilo, de Infraestrutura, mas nenhum foi oficializado.
Eis que surge o empresário, neófito no jogo, mas que tem laços políticos. É que, Eliosvaldo, filiado ao PDT de Soya, filho da zona rural de Maracás é genro do prefeito de Iramaia, Tunga Bastos (UB) e primo do prefeito de Lagedo do Tabocal, Marquinhos Senna (PP) e deve ter na vice o experiente vereador Zitinho (PSD), este que volta ao grupo do prefeito, depois de ter declarado ruptura com Soya para se aliar ao ex-prefeito Nelson Portela, virtual candidato do PT, que se aproximou do PP e formou aliança com liderados do prefeito de Jequié, Fábio Pena e Gilmar, ambos do Progressistas.
Dizem que a volta de Zitinho para o grupo governista garante o apoio da maioria dos vereadores e que, no frigir dos ovos, até o deputado Antonio Britto (PSD), que havia se distanciado de Soya depois das eleições 2022, subirá no palanque, que deve ter um correligionário seu, Zitinho, que esperava compor com Nelson, como integrante da chapa majoritária que enfrentará o PT na Cidade das Flores.