Mais dois prefeitos baianos caíram no golpe do telefone clonado nesta semana. A prefeita de Juazeiro, no Sertão do São Francisco, Suzana Ramos (PSDB), teve o telefone celular clonado. Em nota, a prefeitura informou que a gestora foi vítima do crime virtual, tendo o celular clonado (74 99942-4642). O número não será mais usado. O fato foi descoberto após pessoas próximas da prefeita ter recebido mensagens do celular da gestora.
Os recados pediam via WhatsApp dinheiro através da ferramenta virtual Pix. Ainda em nota, a prefeitura alertou para o recebimento das mensagens falsas, em especial aos pedidos de transferências bancárias, e pediu que os casos sejam comunicados à polícia.
A gestão disse ainda que já tomou as medidas cabíveis sobre o ocorrido. ”Todas as medidas legais cabíveis já estão sendo adotadas. A prefeitura alerta para aqueles que receberem algum contato do número que a prefeita usava, em especial os relativos à solicitação de transferências bancárias digitais, desconsiderem a mensagem pois se trata de um golpe e acionem a polícia”, afirmou em nota, conforme publicação do site Bahia Notícias
Gestor de Itajuípe caiu no golpe
A outra vítima foi o gestor de Itajuípe, no Sul, Marcone Amaral (PSD). Em nota, a assessoria da prefeitura afirmou que o crime foi descoberto na tarde desta quinta-feira (5) quando a linha do prefeito foi cancelada e em seguida cadastrada em outro chip.
A partir daí, o golpista encaminhava mensagens para moradores do contato do gestor, pedindo transferência por PIX. Um dos recados pedia R$ 3,2 mil, o que chamou a atenção do interlocutor. A assessoria informou que os acusados tiveram acesso ao email pessoal do prefeito e acessaram as páginas dele no Instagram e no Facebook.
Ainda em nota, a prefeitura pediu ”que todos ignorem qualquer mensagem enviada, até a recuperação segura de suas redes sociais. Medidas cabíveis já estão sendo tomadas para que tudo possa se resolver o mais rápido possível”, finaliza. Nesta quinta, o Bahia Notícias noticiou golpe semelhante sofrido pela prefeita de Juazeiro, no Sertão do São Francisco