Lula e Simone Tebet, terceira colcoada, selam acordo no 2º turno das eleições presidenciais

Simone Tebet se reúne com Geraldo Alckmin. Foto: Reprodução

Em um almoço descrito como harmonioso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a senadora Simone Tebet (MDB) selaram, nesta quarta-feira (5), acordo para o segundo turno.

No encontro, ficou acertado que Tebet anunciaria o apoio a Lula, mas a foto dos dois será registrada em um segundo encontro, provavelmente nesta quinta-feira (6). Ainda segundo participantes, Tebet apresentou, e o petista concordou em incorporar propostas encampadas por ela no primeiro turno.

Lula convidou Tebet para participar da campanha. A senadora deverá colaborar. Terceiro lugar no primeiro turno, a senadora fará um pronunciamento ainda nesta quarta. O rito é para que ela figure como protagonista nessa decisão.

Ainda segundo participantes, Lula e Tebet almoçaram na casa da ex-ministra Marta Suplicy. Além dos dois, participaram do almoço o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), vice do petista, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), e o candidato do PT ao Governo de São Paulo, Fernando Haddad.

Gleisi Hoffmann afirmou que Tebet apresentou propostas para serem incorporadas no plano de governo relacionadas a temas como educação, saúde e mulheres. Segundo Gleisi, Simone foi convidada ”com todo o entusiasmo” para participar ativamente da campanha. Ela disse ainda que a senadora e Lula deverão se reunir publicamente nesta quinta ou, ”no mais tardar”, na sexta-feira (7).

Na noite de terça-feira (4), a senadora se reuniu com Alckmin, a quem entregou caderno de suas propostas. Lula já havia conversado, na segunda (3), com Tebet, que foi candidata do MDB à Presidência. Antes do telefonema, o vice da chapa de Lula, Geraldo Alckmin, também conversou com a senadora, terceira colocada no primeiro turno.

Após uma série de contatos, o telefonema de Lula foi intermediado pela mulher do ex-presidente, a socióloga Rosângela da Silva.

*por Catia Seabra e Victoria Azevedo, Folhapress