Justiça Eleitoral cassa mandato de Marcelo Crivella e o torna inelegível, com aplicação de uma multa de R$ 433 mil

A Justiça Eleitoral determinou a cassação do mandato do Deputado Marcelo Crivella (Republicanos) e a aplicação de uma multa de R$ 433 mil.

O ex-prefeito do Rio de Janeiro é acusado de montar um esquema em 2020, para impedir reportagens sobre a saúde no Rio, o caso ficou conhecido como ”Guardiões do Crivella”.

A juíza, Márcia Santos Capanema de Souza, também determinou que ele fique inelegível nos oito anos subsequentes à eleição de 2020.  A decisão é resultado de ação ajuizada pela coligação”É a vez do povo!” (PT e PCdoB), feita em 2020. Na ação, o ex-prefeito  é acusado de “prática de abuso de poder de autoridade e conduta vedada a agente público em campanhas eleitorais, com base na Constituição”.

A acusação é que Crivella montou um esquema para “monitorar e impedir a interlocução de cidadãos com profissionais de imprensa” com a intenção de barrar informações sobre o sistema de saúde. Para atingir esse objetivo, ele usou servidores públicos e municipais, que ficaram conhecidos como ”Guardiões do Crivella”.