Jaguaquara: Produtor de eventos revela ter sido ”limado” de projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc

Marcelo de Jesus contesta reprovação em seleção pública

Um produtor de eventos de Jaguaquara, Marcelo de Jesus, proprietário da área de shows Arena Masterize, espaço privado utilizado para realização de shows e outros eventos culturais na cidade usou as redes sociais para revelar que foi ”limado” pela Prefeitura de Jaguaquara, tendo o seu projeto reprovado, ficando o mesmo impedido de cooptar apoio financeiro para a promoção de eventos que segundo ele seriam realizados de forma gratuita no espaço com artistas locais, como forma de fomento à Cultura.

Em um vídeo publicado no Instagram, Marcelo lamentou ter ficado de fora da Lei Aldir Blanc, que prevê auxílio financeiro ao setor cultural, cujo projeto é federal e gerido pelo Município. Segundo o produtor, no edital que seleciona projetos para receber o financiamento por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), regulamentada pela Lei nº 14.399/2022 estariam servidores da própria Prefeitura beneficiados com aprovação de projetos. A proposta apresentada por Marcelo, solicitava apoio com custeio o custeio de shows, e segundo o denunciante e o recurso seria utilizado para contratar artistas locais, conforme exigem os critérios. ”A gente tem um espaço de eventos ativo na cidade, desde 2012 e a gente ver uma situação dessas e não pode se calar. É a segunda vez que os nossos projetos são rejeitados”, disse o produtor, sugerindo no pronunciamento que estaria sendo retaliado com a reprovação disse ainda que pessoas que exercem cargos grandes foram contempladas.

Vale ressaltar que Marcelo é ex-integrante da gestão pública municipal que ele contesta, ingressou no Governo Ademir, permaneceu até o primeiro mandato da prefeita Edione Agostinone. Tem mais, Marcelo é uma figura próxima do ex-prefeito Giuliano Martinelli, este rompido com a gestora atual, mas nega ter jogado contra e, independente da questão política, se indigna por não ter acesso a verba, destinada para custear editais, chamadas públicas, cursos, prêmios e aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural. Numa live, o denunciante disse ter recebido uma informação de que a reprovação seria por não ter apoiado o projeto político da prefeita. O caso passou a repercutir, mesmo de forma tímida, com publicação em outras páginas. A gritaria sobre a Aldir Blanc em Jaguaquara é grande, não de agora.