Jaguaquara: Presidente da Câmara lamenta possível redução no número de vereadores com Censo do IBGE

Vereador Nildo Pirôpo contesta Censo do IBGE. Foto: BMFrahm

O presidente da Câmara Municipal de Jaguaquara, Nildo Pirôpo (PP), lamentou, em entrevista, que o Município sofra decréscimo populacional, conforme aponta a prévia do Censo do IBGE, cujo resultado foi divulgado no final do mês de dezembro mostrando que Jaguaquara conta 46.026 habitantes, número menor do que a estimativa anterior, quando eram 54.673.

Com a redução, além da queda no repasse do FPM, a cidade pode sofrer mudança no quadro de vereadores: de 15 para 13, a partir da próxima Legislatura, que se inicia em janeiro de 2025.

Diante do que prevê o órgão federal, o líder do Poder Legislativo considera o resultado parcial um prejuízo ao Município, que enfrentará uma queda drástica em relação aos recursos destinados. ”A estimativa equivocada que aponta decréscimo populacional apresentado pelo IBGE vai provocar prejuízos ao nosso município, que pode perder cerca de cinco milhões anualmente. Nos últimos 12 anos, houve o surgimento de diversos bairros e empreendimentos residenciais como o Minha Casa, Minha Vida, com mais de mil unidades habitacionais, além outros bairros implantados como: Taylor Egídio, Loteamento Jaguar, Nova Jaguaquara, Cidade de Deus, Alto do cruzeiro, Loteamento Gabriela, localidades que contam com grande número de casas e habitantes na zona urbana. Esse resultado parece que vai de encontro a própria perspectiva do órgão que apontava estimativa de mais de 54 mil anteriormente. Por outro lado, segundo a Justiça Eleitoral, temos mais 35 mil eleitores. Respeitamos o órgão, o seu trabalho, mas temos todo o direito de contestar os indicadores demográficos e agora é torcer para que haja reversão, até porque o IBGE pediu para que as pessoas que não foram recenseadas procurassem a unidade local para tirar suas dúvidas. Vamos ter que nos unir, poderes Legislativo e Executivo, ampliar as discussões sobre esse assunto e chamar a sociedade para esse debate que é muito sério. Vamos em busca de soluções que minimizem os impactos desse Censo, se possível recorrer aos meios viáveis para tentar mudar o quadro. Reconhecemos o esforço no processo de coleta de dados e das dificuldades que a equipe o IBGE tem enfrentado, mas não podemos nos calar diante de um resultado parcial. Por isso, nosso pleito é pela prorrogação do Censo Demográfico. Se a câmara perder dois vereadores, os moradores também perderão dois agentes. E só quem necessita da intervenção do vereador sabe a importância dele, inclusive em cidades como a nossa, onde há uma grande parcela de pessoas carentes que dependem dos vereadores nos momentos mais difíceis”, disse Pirôpo. Por Marcos Frahm