Em entrevista de rádio nesta segunda-feira (09/08), a prefeita de Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, Edione Oliveira (PT) disse estar sendo cobrada pelos munícipes por maiores investimentos na realização do São João, com atrações mais relevantes na grade e fez um resumo da festa junina em seu primeiro mandato. Em tom de equilíbrio, Edione justificou a grade, tendo afirmado que ‘’não vivemos só festa’’, que não poderá comprometer a folha de pagamento do funcionalismo público em detrimento de gastos com o São João e que Jaguaquara não pode competir com Jequié, distante 53 km, gerida pelo colega prefeito Zé Cocá (PP), classificado pela mandatária na entrevista à Rádio Povo FM como amigo.
”Vamos relembrar como era o São João e quais eram as atrações do passado. Eu estou sendo muito cobrada, preciso dizer o que está dentro do meu coração, é o meu pensamento. Temos que ter a responsabilidade, não vivemos só de festa. A prefeita não pode comparar o São João de Jaguaquara com o São João de Jequié, a arrecadação de lá é cinco vezes maior do que a de Jaguaquara, a gente tem que botar a mão onde o braço alcança. Ele [Zé Cocá], meu amigo, querido, tenho muita admiração por ele, mas ele é grande, eu sou pequeno. Não posso fazer um São João que eu não possa pagar, porque depois que passar o São João eu tenho o mais importante que é a folha dos meus servidores, não posso atrasar salário dos pais de famílias”, justificou Edione, afirmando que uma empresa venceu um processo licitatório para fazer a ornamentação do evento, garantindo a mandatária que a cidade ficará bem ornamentada, bandeirolas começaram a ser instaladas na área central na semana passada.
Além da festa na sede do município, Jaguaquara realiza, paralelamente o São João no distrito Stela, às margens da BR-116. O Governo da Bahia, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (SUFOTUR), lançou, recentemente o edital de apoio financeiro aos municípios para a contratação de atrações artísticas e o valor a ser destinado à Jaguaquara é de R$ 600 mil, com o maior aporte do investimento sendo de responsabilidade do município. Manu Bahtidão, Limão com Mel, Flávio Leando, Léo Magalhães, Naiara Azevedo, Mala sem Alça, Targino Gondim, Canários do Reino e outras integram a grade anunciada pela prefeita.
*Por Marcos Frahm / BMF
Ver essa foto no Instagram