Irmãos são presos ”de novo” por levar centenas de aves silvestres na BR-116, trecho de Jequié

Ocorrência foi registrada trecho de Jequié. Foto: Divulgação/PRF

Dois irmãos foram presos nesta quinta-feira (29) ao serem flagrados com centenas de aves silvestres levadas em um veículo. O flagrante ocorreu no km 670 da BR-116, trecho de Jequié, no Médio Sudoeste baiano. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), esta é a segunda vez que a dupla é presa pelo mesmo crime. A primeira ocorreu há 48 dias.

Ainda segundo a corporação, o veículo [um Hyundai/HB20] em que os irmãos estavam abrigavam 228 espécies amontoadas em pequenas gaiolas. Havia canários-da-terra, bigodinho, trinca-ferro, sofrê e papa-capim – as mesmas espécies apreendidas com eles anteriormente.

A situação degradante de aprisionamento e temperatura elevada dificultava a respiração, a mobilidade e descanso dos pássaros. A higienização das gaiolas também era precária. A PRF declarou ainda que na primeira ocorrência com os irmãos, mais de 300 aves eram transportadas também de forma ilegal.

A dupla vai responder na Justiça por crime contra o meio ambiente [Lei 9.605/98]. Já as aves ficaram sob os cuidados do Inema [Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos] de Jequié.