Influenciador digital é preso em SP acusado de comandar organização criminosa e ter ”íntima ligação com o PCC”

A Polícia Civil prendeu na manhã desta quinta-feira (13), em uma mansão localizada em Carapicuíba, na Grande São Paulo, o empresário e influenciador digital Filippe Ribeiro, de 29 anos. Ele é suspeito de liderar uma organização criminosa envolvida em golpes na compra e venda de veículos de luxo, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

A ação, coordenada pela Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Carapicuíba, também cumpre 39 mandados de busca e apreensão nas cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Itapevi, Cajamar, Monte Mor e Rio Claro. Outras 11 pessoas são alvos de mandados de prisão temporária expedidos na mesma operação.

Segundo o delegado Estevão Castro, Filippe Ribeiro teria “íntima ligação com o PCC (Primeiro Comando da Capital) no tráfico de drogas”. O investigado já havia sido preso anteriormente, em setembro de 2024.

PERFIL

Filippe Ribeiro se apresenta nas redes sociais como um empreendedor de sucesso, com quase 50 mil seguidores. Em suas publicações, ostenta carros de luxo, a prática de tiro esportivo e compartilha a história de como teria superado dívidas para construir seu império financeiro. Ele também é autor de um livro sobre o tema.

No entanto, as investigações apontam que ele aplicava golpes em vítimas que estavam com financiamentos em aberto. ”Ele compra carro de quem está devendo o financiamento com a promessa de quitar a dívida. Por causa disso, paga valor bem abaixo para o devedor. Aí, ele vende para terceiro, pelo valor da tabela dizendo que vai quitar o financiamento e entregar a documentação, embolsa esse dinheiro e não paga o financiamento”, explicou o delegado Estevão Castro.

O policial também afirmou que Ribeiro é suspeito de alugar carros em outros estados utilizando “laranjas”. Os veículos seriam trazidos para São Paulo, clonados com o emplacamento de outros carros e vendidos. ”Ele deixava a locadora o resto da vida procurando o carro”, acrescentou Castro. Com informações do site Bahia Notícias