Hospital Geral Prado Valadares anuncia a sexta captação de múltiplos órgãos realizada em 2023

Equipe do HGPV comemora êxito na captação de órgãos. Foto: Divulgação

O Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, realizou, a sexta captação de múltiplos órgãos do ano 2023. Segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (10) pela assessoria da unidade hospitalar, o doador teve o diagnóstico de morte encefálica confirmada após a realização de todos os testes comprobatórios determinados pela legislação brasileira, seguidos os requisitos do processo que incluem a concordância da família do doador. Ainda de acordo com o HGPV, foram captados: coração para válvula, córnea, rins e fígado, todos os órgãos foram compatíveis à pacientes da Bahia.

Após o diagnóstico de Morte Encefálica a equipe CIHDOTT HGPV acolheu a família que já estava sensibilizada para a causa da doação de órgãos, e o doador teria verbalizado, em vida, o seu desejo em doar os órgãos. ”É importante destacar que a doação só acontece após o sim da família doadora, que é quem responde pelo paciente doador”, diz o HMJ em nota.

”Nossa unidade luta todos os dias para continuar fazendo a diferença na rede de saúde do Estado, atendemos pacientes de alta complexidade. Somos referência em acolhimento e captação de córneas e com isso buscamos sempre oferecer um atendimento de excelência. Nossa missão consiste em conscientizar a população sobre a importância do ato de doar órgãos e consequentemente de salvar vidas” salientou a diretora-geral do Hospital, Ana Paula Camargo.

”Oferecemos para a família a possibilidade da doação dos órgãos e eles têm o direito de aceitar ou não. Quando dizem sim, vidas são salvas e um momento de dor se transforma em esperança”, disse o diretor-administrativo, Neffison Santana.