Governo x Feira de Santana: Sesab rebate prefeitura e nega que faltem seringas para vacinação

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) negou, através de um comunicado publicado em seus canais oficiais nesta quarta-feira (15), a informação de que há um número insuficiente de seringas para que haja um aumento da cobertura vacinal da BCG em Feira de Santana.

Segundo a pasta, em 2022 o número estimado de nascidos vivos na localidade era de 9.380 e tem-se registrado o envio de 12 mil seringas e quantitativo de doses suficientes para atender a demanda, incluindo a eventual perda técnica operacional.

”É lamentável que a Prefeitura de Feira de Santana divulgue que faltam seringas para a vacinação de crianças com até 1 ano. Dados do Ministério da Saúde apontam que a cobertura vacinal da BCG em Feira de Santana é de apenas 54,32%, enquanto a média da Bahia alcança 83,43%”, indicou um trecho do informativo.

Conforme explicou a titular da Sesab, Roberta Santana, os baixos índices registrados na localidade impactam diretamente nos índices do estado. ”Por se tratar de um município grande, ele é representativo dentre os 417 municípios e faz baixar a média estadual. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90% de cobertura do público-alvo”, alertou.

Santana lembrou ainda da importância do imunizante para o combate a diversas doenças. ”Essa vacina é importantíssima, pois protege contra as formas graves da tuberculose, uma doença contagiosa que afeta os pulmões, mas também ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro)”, pontuou.

Dados da Sesab indicam que, somente este ano foram enviadas duas remessas de insumos ao município de Feira de Santana, sendo a primeira de 1.400 seringas e outra com 2 mil unidades.

Tanto o imunobiológico quanto o insumo para aplicação da BCG são adquiridos exclusivamente pelo Ministério da Saúde e importados da Índia. É de obrigação dos estados a distribuição para os municípios, enquanto a gestão municipal deve construir estratégias eficazes para imunizar a população. Com informações do Bahia Notícias