Governo homologa licitação para BA-545 em Jaguaquara e prefeita diz que Rui cumpre promessa

Edione acompanha resultado de licitação em Salvador. Foto: Divulgação

As deliberações de obras do Governo do Estado para Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, deixam a prefeita Edione Agostinone (PP) em estado de graça. Dizem que, de obra importante, todo mundo quer ser o pai (ou mãe). No caso da conclusão da BA-545, estrada que liga Jaguaquara a zona rural e a municípios do Médio Rio de Contas, é mais ou menos isso.

Também convenhamos, será o principal canal de escoamento da produção agrícola, cuja força está em Jaguaquara, para as regiões do Baixo-sul e Extremo-sul da Bahia. A mãe adotiva é a prefeita? No DNA da questão, está a promessa de Rui Costa, hoje ministro da Casa Civil, que quando governador do Estado prometeu tirar do papel um sonho antigo para conectar o Vale do Jiquiriçá ao Sul.

A obra chegou a ser autorizada por Rui em 2022, mas ainda não teria sido iniciada. Entretanto, nesta terça-feira (18), o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura homologou o resultado da licitação para contratação de empresa que executará os serviços de pavimentação em CBUQ, extensão de 23 km, para conclusão da BA-545, que já possui 14 km pavimentados desde o Governo Jaques Wagner e a sua conclusão é o tipo de obra que todo jaguaquarense almeja. A obra, orçada em R$36.886.181,42, será executada pela empreiteira vencedora, a Coesa Construção e Montagens e deve ser iniciada com a presença  do ministro Rui Costa e do atual governador, Jerônimo Rodrigues, ambos já convidados pela prefeita. ”Deus nos abençoou com essa obra, que independente de política ela vai representar o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Rui Costa é um homem que tem honrado os seus compromissos com Jaguaquara e nós somos gratos a ele por atender a todos os nossos pedidos. Vamos tentar agendar a visita dele e de Jerônimo para o aniversário da cidade”, disse a prefeita ao Blog do Marcos Frahm após acompanhar, em Salvador, na SEINFRA, a homologação.