Estado confirma interesse em reassumir o Hospital de Jaguaquara, municipalizado por Paulo Souto

Rui promete dialogar com Edione sobre estadualização. Foto: Divulgação

O Governo do Estado investiu mais de R$ 6 milhões na requalificação do Hospital Municipal de Jaguaquara- HMJ, que foi reinaugurado em 2020 às vésperas do processo eleitoral pelo então secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e pelo vice-governador, João Leão (PP), na ocasião aliado do atual Governo e secretário de Desenvolvimento Econômico.

A entrega da unidade num período eleitoral gerou discussões nos meios políticos da Bahia, com opositores do grupo liderado pelo então prefeito Giuliano Martinelli (PP) tendo apontado a obra como eleitoreira, para beneficiar a candidatura de Edione Agostinone (PP), que dois dias depois do ato venceu Raimundo Louzado (PSD) com 58 votos de diferença.

Entretanto, o assunto já foi superado. Agora, o Hospital voltou a ser palco de discussões em período eleitoral. Durante sua passagem por Jaguaquara, neste sábado (23), o governador Rui Costa (PT), ladeado pelo pré-candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) e pelo senador Otto Alencar (PSD) prometeu em discurso que irá dialogar com a prefeita Edione a possibilidade de o Estado reassumir a unidade e pediu que a gestora compareça a SESAB, a partir desta segunda-feira, para tratar do assunto.

A Prefeitura tem alegado que as despesas são altas para o Município manter o HMJ em funcionamento de forma municipalizada, cerca de R$ 700 mil/mensal. O Hospital, antes pertencente a rede estadual foi municipalizado pelo ex-governador Paulo Souto na gestão do então prefeito Valdemiro Alves, entre 2001 e 2004.