General Santos Cruz descarta suposta tensão de militares das Forças Armadas com eleição de Lula

General Santa Cruz. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Em entrevista à BBC News, publicada nesta terça-feira (22), o general da reserva Carlos Alberto Santos Cruz, afirmou que aposta em uma relação harmônica entre o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os militares das Forças Armadas. Na ocasião, Santos Cruz, que em 2019 foi nomeado como ministro da Secretaria de Governo da Presidência de Jair Bolsonaro (PL), afirmou que o novo governo não tem motivos para temer a atuação dos militares.

”Eu não vejo essas tensões porque nós tivemos anteriormente dois mandatos do atual presidente eleito e não houve nenhuma dificuldade de relacionamento. Houve respeito institucional e houve um orçamento regular. O Brasil, naquele período, participou de missões de paz dentro do esforço de política exterior do Brasil. Houve vários projetos (estratégicos) das Forças Armadas que são daquela época. Temos todas as condições de contornar esse período de política conturbada, de muito fanatismo político, e termos um relacionamento respeitoso sem maiores problemas”, destacou o general da reserva.

Ainda durante a entrevista, Santos Cruz destacou a importância das Forças Armadas se comportarem ”de forma apolítica”, sem preferência ”de nomes e de partidos”. ”Isso é fundamental para toda a sociedade brasileira. Isso vale não só para a instituição militar, mas para outras como a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal […] Elas precisam ter esse comportamento porque a briga política sempre vai existir de quatro em quatro anos. Mas as instituições do Estado têm que dar essa tranquilidade para a nossa população”.