Frei Giovanni Messias é empossado novo Pároco da Igreja Católica de Jaguaquara, em substituição a Frei André; ”vim para servir

Frei Capuchinho Giovanni Messias empossado em Jaguaquara. Foto: Dilson Pirôpo

O Frei Giovanni Messias, que atuou como reitor do Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobre, na capital baiana, foi empossado como Pároco da Igreja Católica de Jaguaquara. A solene celebração eucarística aconteceu neste domingo (27) e contou ainda com a presença de religiosos de outros municípios que integram a Diocese de Jequié.

Centenas de fiéis e autoridades acompanharam o ato, que marcou a chegada de Giovanni em Jaguaquara, para substituição ao Frei André Carlos. Em entrevista ao radialista Dilson Pirôpo (Rádio Povo) o novo Pároco falou da sua emoção em ser empossado líder da comunidade católica da maior cidade do Vale do Jiquiriçá. ”Eu vim como aquele que serve, que está a serviço do reino de Deus, que busca construir, com toda a paróquia, com a sociedade, com os homens e mulheres de boa vontade esse mundo de paz, de justiça. Podem esperar companheirismo, fraternidade, para que juntos possamos fazer com que o reino de Deus possa crescer em nossa paróquia”, comentou Giovanni.

Natural da cidade de Ilhéus, no Sul da Bahia, Giovanni iniciou sua vida Sacerdotal em 2006, quando ingressou no convento de São Francisco, na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Alagoinhas, ainda com 18 anos. Completando o primeiro ano de formação, foi para a cidade de Explanadae em seguida para o estado de Pernambuco, onde realizou o seu noviciado.

Ainda como frade, no ano de 2009, enquanto cursava filosofia, Frei Giovanni teve o seu primeiro contato com as Obras Sociais Irmã Dulce, quando desenvolveu o trabalho que os frades pós-noviços executam até hoje nas obras, que é a visita aos leitos, descrita pelo frei como uma presença franciscana no meio dos doentes.

Depois desse período, o sacerdote viveu uma experiência missionária no amazonas em 2012, quando trabalhou na diocese do Alto Solimões, em uma cidade que para se ter acesso, saindo de Manaus, é necessário percorrer o caminho de 8 dias de viagem de barco. Como missionário, o capuchinho trabalhou com as comunidades indígenas e Ribeirinhas, situadas na fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia.

Após a missão, foi morar em Aracaju e em seguida voltou para Salvador, onde colaborou com a formação e o serviço de Animação Vocacional da Província dos Capuchinhos Bahia e Sergipe. Agora, em Jaguaquara, disse se diz feliz por liderar a primeira paróquia. ”Estou muito feliz, primeiramente porque é a minha primeira paróquia. Anteriormente, fui reitor, mas aqui irei ser pároco, outro serviço”.