Facebook e Instagram excluem quase 300 mil posts por discurso de ódio antes do 1º turno

A empresa Meta anunciou que o Facebook e o Instagram removeram mais de 290 mil conteúdos por ‘discurso de ódio’ entre os dias 16 de agosto e dois de outubro, quando foi realizado o primeiro turno das eleições brasileiras.

Por meio de um comunicado, a empresa informou que ”removeu, por exemplo, conteúdos pedindo que as pessoas comparecessem aos locais de votação portando armas”.

A Meta revelou, ainda, que cerca de 310 mil publicações foram excluídas por infrigirem as políticas de violência e incitação das plataformas.

Especialistas em inteligência, ciência de dados, políticas públicas, direito, segurança, moderação de conteúdo e engenharia, além de outros, compuseram um Centro de Operações dedicado às eleições no Brasil, segundo informou a empresa.

Também foi utilizado para fiscalização um canal direto de denúncias entre a Meta e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). ”Quando um conteúdo no Facebook ou no Instagram é marcado como falso pelas agências parceiras, sua distribuição é reduzida e um aviso é colocado sobre o post para aqueles que ainda assim o visualizarem”, explicou a organização.