Fabamed assumirá gestão do Hospital de Jaguaquara em abril; prefeita diz que equipe será mantinda

Edione trabalha pela manutenção da equipe do HJ. Foto: Marcos Frahm

A partir de abril, o Hospital de Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, passará a ser gerido pela Fundação Fabamed. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), passou a ser responsável pela unidade após aprovação do processo de estadualização. Com a mudança, a Fabamed foi a selecionada para assumir o controle da unidade hospitalar, que depois de 22 anos volta ao comando do Estado.

Classificado como unidade de médio porte, o HJ conta com 54 leitos e passa a disponibilizar ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento médico em urgência e emergência, adulto e pediátrico, internação hospitalar nas especialidades de clínica médica, cirúrgica, urologia, angiologia, ginecologia, além de atendimento ambulatorial e serviços de apoio assistencial.

A prefeita Edione Agostine, destaca que haverá parceria entre Município, Governo da Bahia e Fabamed. ”Oferecer uma saúde de qualidade aos mais de 54 mil jaguaquarenses é uma prioridade da nossa gestão. Seguiremos trabalhando na modernização da unidade e qualificação da assistência oferecida. Fico muito feliz em saber que agora contamos com o apoio da Fabamed nessa missão”, afirma a prefeita.

Presidente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues ressalta que ”o trabalho será focado no reforço à assistência. O Hospital de Jaguaquara será gerido por uma organização social que traz consigo uma história de êxito, que trabalha sempre para oferecer serviços mais qualificados e tecnologia de última geração, aliando cuidado e estrutura de ponta”, afirma, em nota pública encaminhada ao Blog do Marcos Frahm.

”Atualmente, a Fundação é responsável pela gestão de 10 hospitais, 3 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), além de ambulatórios, atuando em ações voltadas para promoção, prevenção e recuperação da saúde em diversos municípios baianos. Dentre as unidades que contam com a expertise Fabamed estão o Hospital Regional da Chapada e a Maternidade Frei Justo Venture, ambos referências para a região da Chapada Diamantina”, diz a nota.

Em contato com o Blog do Marcoc Frahm, a prefeita descartou a possibilidade de disputa por cargos através de indicações políticas entre deputados e outras lideranças e disse ter a garantia da empresa vencedora do processo licitatóorio de que será mantida a equipe contrada pela Prefeitura , que já atua no hospital e será apenas transferida de gestão, ficando sob o controle da Fabamed.