Euclides Fernandes e Antonio Brito deverão ficar com maiores fatias do Estado em Jequié; entenda

Antonio Brito e Euclides foram os mais votados da base em Jequié

Se forem usados os mesmos critérios das gestões anteriores, de Jaques Wagner e Rui Costa (PT), para a ”arrumação” com deputados aliados que indicarão cargos no terceiro escalão do Governo Jerônimo Rodrigues (PT), Euclides Fernandes (PT) e Antonio Brito (PSD) serão os parlamentares que conseguirão emplacar o maior número de aliados em órgãos estaduais/regionais instalados em Jequié e Região.

Isso porque os antecessores de Rodrigues, Wagner e Rui, levaram em consideração, nas últimas quatro gestões petistas o número de votos obtidos nos territórios pelos partidos que representam os deputados aliados. Sendo mantido o mecanismo da divisão dos cargos, o PT de Euclides e o PSD de Brito ficariam com as maiores fatias do bolo.

Da base do Governo em Jequié, maior colégio eleitoral da região, onde estão instalados os principais órgãos, Euclides e Brito foram os mais votados nas eleições 2022: Fernandes foi reeleito para o quinto mandato com 55.278 votos válidos em todos os municípios onde foi votado. Destes,14.731 sufrágios conquistados em Jequié, o segundo mais votado. Já o federal Antonio Brito, foi reeleito com 165.386, conquistando o primeiro lugar na Cidade Sol, 26.079. Somados os votos dos partidos, PT e PSD também lideraram no Médio Rio de Contas e no Vale do Jiquiriçá e os números são compreendidos num contexto regional, o que levaria o governador a dividir o espaço entre parlamentares integrantes das respectivas legendas partidárias.

Eleito no Avante, mais integrante da base, o estadual Patrick Lopes, que obteve na Cidade Sol 4.967 votos (5,85%) e também foi votado em outros municípios da macrorregião deverá ser contemplado com parte dos cargos.

Hassan Iossef (PP), apesar de ter sido eleito com votação expressiva, 26.696 votos (31,42%) apenas em Jequié, onde foi o majoritário e é aliado de primeira hora do prefeito Zé Cocá (PP), este que ainda é considerado opositor ao Governo depois da ruptura com Rui e aliança com o candidato derrotado ao Palácio de Ondina, ACM Neto (UB), não deverá ser lembrado com cargos até que se chegue a um acordo entre PT e PP que ponha fim ao afastamento dos partidos que antes marchavam juntos no âmbito estadual.

O novo governador ainda não iniciou essa configuração, mas correligionários próximos acreditam que a divisão dos cargos, bastante aguardada, só ocorrerá após o Carnaval. Nos meios políticos, a expectativa é de que não haverá grandes mudanças. Embora seja um governo novo, os aliados são os de sempre, que inclusive mantém indicações nos mais diversos órgãos estaduais, a exemplos de: Ciretran, SAC, HGPV, CAR, NTE, ADAB, Bahiater, Ibametro, Centro de Cultura de Jequié, Embasa, SineBahia, Conjunto Penal, 9ª Coorpin, 19º BPM, CSU e outros.

Segundo apurou o Blog do Marcos Frahm, nos órgãos de Segurança, não deverão acontecer mudanças, sobretudo nos comandos da PM e Cipe Central, cujos representantes oficiais assumiram os cargos em dezembro, na reta final do Governo Rui Costa.