O Esporte Clube Ypiranga teve seu projeto ”Futebol de Base Ypiranga” aprovado para captação de recursos através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A deliberação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (12), conforme decisão da Secretaria Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, integrante do Ministério do Esporte.
Com a aprovação, o clube poderá captar até R$ 2.476.803,82 junto a empresas e pessoas físicas que destinam parte de seus impostos ao incentivo esportivo. O período de captação se estende até 18 de dezembro de 2026.
O projeto foi registrado sob o número 71000.069559/2024-88, sendo classificado como “Desporto de Rendimento”. A decisão faz parte da publicação de projetos esportivos aprovados nas reuniões ordinárias e extraordinárias realizadas entre agosto de 2024 e janeiro de 2025.
O Bahia Notícias entrou em contato com Álvaro Bragança, CFO da Squadra Sports, e Daniel Brugni, Gerente de Futebol do EC Ypiranga, que celebraram a novidade e detalharam com muito otimismo e entusiasmo o objetivo da gestão como um todo de valorizar o patrimônio do clube com a missão inicial de desenvolver novos atletas.
”A aprovação da Lei de Incentivo ao Esporte é um marco fundamental para o Esporte Clube Ypiranga, isso vai nos permitir melhorar nossa infraestrutura, investir ainda mais em recursos humanos e materiais, além de cuidar e valorizar o patrimônio do Clube. Esse apoio será crucial para garantir um ambiente propício ao desenvolvimento de nossos atletas e ao fortalecimento da nossa história.”, contou Álvaro.
”Esse apoio é vital não apenas para o desenvolvimento esportivo de nossos jovens atletas, mas também para promover a inclusão social e a formação de futuros cidadãos. O incentivo ao esporte transforma vidas ao oferecer oportunidades, ensinar valores e fortalecer a comunidade”, complementou Daniel.
REESTRUTURAÇÃO DO YPIRANGA
O Ypiranga deu os primeiros passos em sua reestruturação sob a nova administração da Squadra Sports, empresa liderada por Guilherme Bellintani, ex-presidente do Bahia. O clube voltou a disputar competições e marcou presença na Copa das Favelas 2024, realizada nos campos da Vila Canária, São Marcos e Boca do Rio.
A retomada das atividades faz parte de um plano estratégico que prioriza o desenvolvimento das categorias de base. Em entrevista ao Bahia Notícias, concedida no dia 30 de novembro de 2024, o diretor do clube, Daniel Brugni, destacou a importância dessa fase inicial.
”O nosso processo de formação está sendo desenvolvido internamente na Squadra Sports. Temos uma direção técnica liderada por Dado Cavalcanti, além de outros colegas igualmente qualificados. Ainda estamos no início de tudo, porém, estamos caminhando para podermos ofertar futuramente um melhor acompanhamento integral dos nossos jovens. Acreditamos que o desenvolvimento dos nossos garotos não deva passar somente pelo âmbito futebol propriamente dito, mas, sim, por ações voltadas para questões pessoais como educação e saúde de modo geral”, afirmou.