Escândalo do pix: Amigo de infância de jornalista cedeu conta; suspeitos admitem divisão de valores, diz Bahia Notícias

Ex-repórter do Balanço Geral Marcelo Castro, é suspeito. Foto: Reprodução

O ex-repórter do Balanço Geral Marcelo Castro e o ex-editor Jamerson Nascimento prestaram depoimento para Delegacia de Repressão aos Crimes de Estelionato por Meio Eletrônico (DreofCiber) nesta quinta-feira (18). Segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias, em seus depoimentos, ambos informaram que houve movimentação financeira entre eles. Um dos titulares de chaves Pix utilizadas na fraude é amigo de infância de um dos dois.

No entanto, ambos justificaram que tal movimentação ocorreu em razão de um empréstimo em dinheiro vivo de dezenas de milhares de reais a este amigo.

O titular da conta bancária ligada à chave Pix que apareceu na tela da TV – que contou com a ajuda de um jogador de futebol – também foi ouvido pela polícia. Em seu depoimento, ele afirmou que emprestou sua conta para o amigo de infância de um dos jornalistas, fornecendo à Polícia, inclusive, seus extratos bancários.

Ainda conforme informações, há uma grande divergência entre o valor total doado e a quantia repassada. Houve apropriação de cerca de R$ 70 mil provenientes destas doações, valor do qual a contribuição do jogador não fazia parte. Os demais titulares das chaves Pix são pessoas ligadas, direta ou indiretamente, a esse amigo de infância de um dos suspeitos.

Um dos jornalistas alegou que a entrada do valor em sua conta tinha origem no fato de que pessoas pagavam para ter seus nomes citados no ar e que mentia ao citar os nomes dessas pessoas como doadoras. Marcelo e Jamerson também afirmaram que o valor pago por essas pessoas era dividido entre ambos. Além disso, em relação à entrada de dinheiro em suas contas proveniente da conta do amigo de infância de um deles, a dupla justificou que se tratava do pagamento dos empréstimos feitos em dinheiro vivo.

O inquérito está em andamento e se encaminha para conclusão.

ENTENDA O CASO

O ”Escândalo do Pix”, apura possíveis fraudes que teriam ocorrido por meio de arrecadação de doações para pessoas em estado de vulnerabilidade social, em campanhas divulgadas na Record TV Itapoan, durante o programa Balanço Geral.

Citados no esquema, Marcelo Castro e o editor-chefe Jamerson Oliveira foram demitidos da emissora.

Os envolvidos teriam desviado cerca de R$ 800 mil destinados a pessoas carentes que fizeram apelos no programa. O repórter e o produtor foram citados em depoimentos de supostas vítimas. Um dos relatos aponta que Marcelo Castro teria intermediado para colocar o PIX, que seria de um rifeiro famoso, no gerador de caracteres da tela do programa Balanço Geral.

Em conversa com o Bahia Notícias, o advogado do jornalista negou o envolvimento do seu cliente no caso. De acordo com a Polícia Civil, dois jornalistas são investigados e cerca de 20 pessoas, que se apresentam como vítimas e funcionários da TV Itapoan, já foram ouvidas sobre o caso.