Empresa Fabamed vence licitação da Sesab e vai assumir gestão do Hospital de Jaguaquara

Hospital voltará a ser gerido pelo Estado. Foto: Marcos Frahm

A empresa FABAMEDA venceu uma licitação junto ao Governo da Bahia, realizada por meio da Secretaria Estadual da Saúde, para contratação emergencial de organização social para gestão, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde do Hospital de Jaguaquara, conforme apurou o Blog do Marcos Frahm em publicação do Diário Oficial do Estado.

A Fundação AMB de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde venceu um processo licitatório que contou com a participação de outras empresas e irá assumir a gestão do Hospital, cuja promessa de que o Estado reassumisse a unidade que até 2022 pertenceu a rede estadual e foi municipalizada pelo governador da época, Paulo Souto, foi feita em campanha eleitoral de 2022 pelo então chefe do Executivo, Rui Costa, quando participava de ato político na cidade em apoio ao atual governador, Jerônimo Rodrigues. [relembre]

O Hospital, apesar de não atender a casos de média e alta complexidade passou por uma ampla reforma na estrutura física através de convênio entre Estado e Município em 2020, mas a sua manutenção pela Prefeitura é uma lamentação da administração local, que alega enfrentar dificuldades financeiras para o funcionamento da unidade.

Segundo informações obtidas pelo BMFrahm, cerca de 154 servidores municipais atuam no Hospital. Agora, a expectativa gira em torno das indicações políticas para os respectivos cargos. Na cidade, as duas lideranças políticas que disputaram o pleito de 2020, a prefeita Edione Agostinone (PP) e o segundo colocado Raimundo do Caldo (PSD) defendaram a candidatura de Jerônimo e devem travar luta pelas indicações.